Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CVC promove curso ilegal de qualificação profissional de guia de turismo



A CVC maior operadora de turismo no Brasil, que tem como roteiro mais vendido a amada e querida cidade de Porto Seguro, promove “cursos profissionalizantes” ilegais na cidade, segundo funcionários e ex-funcionários.
A profissão de guia de turismo é uma profissão reconhecida desde 28 de janeiro de 1993, lei nº 8623/93, para ter acesso à habilitação, à qualificação profissional, deverá participar de um curso, que no caso de Porto Seguro, é ministrado pelo SENAC.

A CVC Porto Seguro, que além de pagar uma das menores diária para um guia de turismo no Brasil, promove o exercício ilegal da profissão na cidade, contam com inúmeros guias não habilitados com a carteira de guia de turismo regional, que é uma exigência do Ministério do Turismo, segundo a PORTARIA 127, DE 28 DE JULHO DE 2011:

Dispõe sobre delegação de competência do Ministério do Turismo - MTur a órgãos da administração pública estadual, municipal e do Distrito Federal, para cadastramento, classificação e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos.

O que faz uma empresa reconhecida em âmbito internacional, agir dessa forma? O que faz o poder público, que além de não fiscalizar, deixa com que essa empresa aja de qualquer forma contra uma classe de trabalhadores? Que além dessas acusações, ainda respondem diversos processos trabalhistas por irregularidades. Talvez porque a CVC manda na cidade? Por outros motivos corruptíveis? Isso eu não posso responder, mas gostaria que houvesse um pronunciamento da prefeitura sobre isso.

Como se não bastasse essas irregularidades, eles promovem um curso preparatório de guias, que eles intitulam de estágio, mas que o estagiário não recebe 1 mísero centavo durante quarenta dias, para estar apto a trabalhar, sendo que o curso técnico profissionalizante pelo SENAC, dura uma média de 1 ano. Acho que a única explicação pra essa “mão de obra escrava”, é que assim como a quaresma cristã, os guias tem que abdicar de suas riquezas e luxo, para estarem espiritualmente prontos, para receber o manto amarelo, agora, quem irá sustentar as suas famílias enquanto isso?

Para finalizar, deixa uma pergunta em aberto e vocês pensem na melhor resposta.

Porto Seguro e a sua estrutura turística, está realmente prepara pra ser cidade para a copa?

DA REDAÇÃO
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.