Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Governo da Bahia gastará mais de 4 milhões em segurança pública durante a COPA



A Operação de Segurança para a Copa do Mundo na Bahia será iniciada no próximo dia 3 de junho, com a chegada da seleção da Croácia, que ficará concentrada em Praia do Forte, no Litoral Norte do estado.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a operação foi idealizada em parceria com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, órgão do Ministério da Justiça, e prevê esquemas especiais para suporte de autoridades, delegações, instalações e áreas de interesse operacional, como o entorno da Arena Fonte Nova, as rotas de passagem dos jogadores e os centros de treinamento.
Por meio de nota, o tenente-coronel Marcos Oliveira, presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, informa que as tropas do estado terão equipamentos de suporte tecnológico que foram adquiridos para o evento mundial e que devem ficar como legado para a Bahia.
- O Centro Integrado de Comando e Controle Regional possui aparelhos de ponta e alta tecnologia. Há também dois centros integrados de comando e controle móveis, além de plataformas elevadas de observação, que dão apoio operacional para a tropa - informou. 
Cada centro de comando e controle móvel custou mais de R$ 3 milhões e cada plataforma de observação mais de R$ 1,5 milhão. No período da Copa do Mundo, a Bahia vai receber reforço de 2.300 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. Eles vão atuar de modo integrado com os órgãos da SSP-BA na capital e em mais três cidades: Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Mata de São João, que serão sedes da Alemanha, Croácia e Suíça, respectivamente.
Conforme a SSP, as atividades de batedores e escoltas serão realizadas, em alguns casos, pelo Esquadrão Águia, da Polícia Militar da Bahia, a exemplo do acompanhamento das seleções dos dias dos jogos entre Espanha x Holanda e Bósnia x Irã. 
- Estão previstos batedores e escoltas nos deslocamentos oficiais previstos no evento. Para deslocamentos pessoais, não haverá segurança, a não ser que haja uma avaliação de risco - afirma o tenente-coronel Marcos Oliveira.
Ainda segundo a SSP-BA, todas as rotas protocolares, principais e alternativas, estão mapeadas para que as pessoas cheguem ao seu destino, desde o aeroporto, e voltem aos hotéis e centros de treinamento. 
- Em Porto Seguro, haverá uma balsa exclusiva para atender a delegação. O equipamento vai sofrer vistoria completa, antibomba e outros artefatos e substâncias - informa a SSP.
Por meio de nota, o tenente-coronel Oliveira informa que a coordenação operacional do serviço de escolta será realizada em conjunto entre as polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar da Bahia, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle, sob a coordenação da SSP. Segundo o tenente-coronel, estão sendo realizados ensaios para chegada de delegações, reconhecimento de rotas e outras atividades.
- Já realizamos vários simulados, teremos um ensaio geral, no dia 4 de junho, e um evento teste, que é o jogo entre as seleções da Croácia e Austrália, no dia 6, às 20h, em Pituaçu. Mas já estamos desenvolvendo pequenas ações, como de policiamento ostensivo e de prevenção em Porto Seguro, e algumas operações de repressão em áreas de grande incidência de criminalidade - concluiu.

G1
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.