Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Diretor da Apple diz que ser gay é uma das maiores dádivas de Deus

O diretor executivo da Apple, Tim Cook, revelou nesta quinta-feira (30), em uma artigo escrito para a a revista Bloomberg BussinessWeek, que é homossexual. "Enquanto eu nunca neguei a minha sexualidade, eu também não havia dito nada até o momento. Então deixem-se ser claro: tenho orgulho de ser gay. Eu considero ser gay uma das maiores dádivas que Deus me deu", declarou o CEO da empresa.

A orientação sexual de Cook não era segredo dentro dos escritórios da companhia, mas ainda não tinha se tornado conhecimento público. "Diversos colegas de trabalho da Apple sabem que eu sou gay, e isto não parece fazer nenhum diferença na forma com qual eu sou tratado", escreveu o sucessor de Steve Jobs.

Ele também acrescentou que se considerada sortudo por trabalhar onde era aceitado. Enquanto CEO de uma multinacionais mais valorizadas do mercado, Cook sempre foi muito privado sobre sua vida pessoal. No entanto, sua vontade de manter a privacidade foi se tornando menos importante para ele nos últimos anos em face às adversidades que as minorias enfrentam.

O silêncio, para Cook, acabou o impedindo de fazer algo mais importante. "Eu não me considero um ativista, mas eu me dou conta agora do quanto me beneficiei pelo sacrífico dos outros", comentou o diretor.

"Se alguém ouvir que o CEO da Apple é gay, e isso ajudar alguém que esteja lutando para se aceitar, ou traga conforto para alguém que se sente sozinho, ou até mesmo inspire pessoas na luta pela igualdade de direitos - então valerá a pena. Minha privacidade será um preço pequeno a ser pago", garantiu.

De: O correio

Por exigência do Ministério Público, prefeitura deve exonerar quase 900 funcionários contratados em processos seletivos

Por exigência do Ministério Público Estadual e adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal, a Prefeitura de Porto Seguro deverá exonerar aproximadamente 900 funcionários contratados nesta semana, através de processos seletivos e que foram anulados pelo MP.

Segundo informações extra-oficiais, seriam em torno de 40 contratados da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, 350 da Saúde e 500 da Educação. Novos processos seletivos provavelmente deverão ser realizados para a recontratação dos demitidos. Caso aprovados, é claro !


Itabela: PF apreende 700 kg de maconha escondidos em carga de madeira

Aproximadamente 700 quilos de maconha foram apreendidos durante uma operação da Polícia Federal realizada nesta quinta-feira (30) em Itabela. A droga estava escondida entre uma carga de madeira. Um homem foi preso. 
De acordo com o delegado da Polícia Federal em Porto Seguro, Pancho Rivas, a operação foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima.

Ainda segundo a PF, a carreta Volvo Truck 380, com placas de Itu (SP), foi carregada com madeira na quarta-feira (29), em uma serraria de Itabela, de onde seguiria viagem para Maceió (AL), mas o veículo apresentou defeito e ficou parado em frente à serraria.

Os policiais chegaram no início desta manhã e abordaram o motorista, Jean Charles Souza, de 35 anos, que acabou mostrando o local onde a droga estava escondida. A maconha estava dividida em 35 fardos.

O motorista foi preso em flagrante e será ouvido na Delegacia de Polícia Federal em Porto Seguro. A droga e a carreta serão levados à PF.

Tromba-d’água é flagrada no mar de Cabrália

Uma tromba d’água foi flagrada sobre o mar de Santa Cruz Cabrália, por volta das 7h20min desta quarta-feira, 29 de outubro. O fenômeno, que durou poucos minutos, foi visto a partir da Praia dos Lençois, em Nova Cabrália.
A tromba- d’água é um fenômeno que se forma sobre o mar e surge a partir de nuvens de tempestade bastante pesadas. Se o fenômeno acontecer em terra se chama tornado; no caso de se formar no mar, é denominado tromba-d’água.

Apesar da aparência assustadora, o turbilhão úmido geralmente não causa grande destruição. Em comparação com os tornados formados no continente, cujas rajadas ultrapassam 200 km/h, as trombas-d’água são mais amenas, pois seus sopros chegam no máximo a 80 km/h. Isso acontece porque a formação da espiral de ventos depende do aquecimento da superfície.
Esse tipo de evento meteorológico dura pouco tempo, em média cinco minutos.

Opovonews – Foto: Bárbara Martau

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Coreia do Norte fuzila membros do governo por verem novelas

Cerca de 50 pessoas, incluindo integrantes do governo e militares, foram publicamente executadas na Coreia do Norte desde o início do ano. Entre elas estão 10 membros do Partido dos Trabalhadores da Coreia, liderado por Kim Jong-un, que foram fuzilados por "crimes contra o Estado". Eles foram acusados, por exemplo, de praticar suborno, cometer atos promíscuos e assistir novelas sul-coreanas. As informações são do Telegraph. Parte dos funcionários mortos eram próximos de Jang Song-thaek, tio de Kim Jong-un, que foi preso em dezembro de 2013 e posteriormente executado. A eliminação contínua de aliados de Jang, de acordo com o jornal, indica que o Kim tem se "livrado" de possíveis fontes de oposição para construir sua própria base de poder. Desertores da Coreia do Norte disseram ao Telegraph que versões piratas de programas de televisão sul-coreanos e chineses estão amplamente disponíveis no "mercado negro" local. Embora o governo faça esforços para impedir que seus cidadãos conheçam a vida fora das fronteiras, de acordo com elas, a proliferação de celulares e mídias eletrônicas facilitaram a influência estrangeira. Os detalhes sobre as execuções foram fornecidos pelo Serviço de Inteligência da Coreia do Sul em um relatório entregue ao parlamento na terça-feira. O documento mostra ainda que mais de 200 policiais da artilharia do exército norte-coreano foram rebaixados devido à "pouca precisão" em exercícios de treinamento. (Terra)

Prefeitura divulga alerta sobre chuvas

A Prefeitura de Porto Seguro divulgou um alerta devido às fortes chuvas que estão assolando a região, havendo a previsão de mais chuva e mau tempo para os próximos dias.
A prefeitura afirma que “todas as secretarias municipais, em especial a de Serviços Públicos, que abriga o órgão de Proteção Civil, estão trabalhando em esquema especial e informam que em caso de efetiva ocorrência de desastre ou dúvidas, deve ser contatado diretamente o telefone (73) 8198-5151”.
O órgão diz ainda, por meio de nota publicada na imprensa, que “todas as medidas preventivas consideradas cabíveis já foram tomadas, incluindo a verificação de áreas de risco e ativação dos planos de chamada para informar os órgãos locais de apoio quanto à situação e possível convocação em caso de elevação do nível de alerta ou ocorrência”.

Forte chuva castiga bairros e centro de Porto Seguro

Porto Seguro -  Após a forte tempestade que caiu em Porto Seguro e na região do extremo sul da Bahia, a equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender várias ocorrências de alagamentos em bairros e centro da cidade. Os transtornos aconteceram principalmente pelos bueiros entupidos de entulhos e pela falta de escoamento, que levaram as águas da chuva a derrubarem muros e invadirem casas, causando grande risco a população e gerando prejuízos devido à lama trazida pelas enxurradas para dentro das residências.

Segundo as previsões climáticas, as tempestades de verão continuarão durante a semana e o Corpo de Bombeiros alerta para que os cidadãos estejam atentos para novos alagamentos e riscos de desabamento de muros e queda de árvores.


baianaonews

A VIII edição dos Jogos Indígenas Pataxó promovido pela Prefeitura Municipal Porto reunirá 18 aldeias

Após o grande sucesso das sete versões anteriores, será realizada, de 13 a 16 de novembro, na Arena Boca da Barra, em Porto Seguro - e em outros locais, de acordo as atividades programadas – a VIII edição dos Jogos Indígenas Pataxó. Promovido pela Prefeitura Municipal, sob a coordenação da Superintendência de Assuntos dos Povos Indígenas, o evento tem como objetivo a confraternização entre as aldeias, a integração do povo Pataxó com a sociedade local e, principalmente, o respeito, a valorização e a afirmação da cultura Pataxó.

Desta vez, estarão participando das competições 18 aldeias Pataxó, além de outras etnias convidadas como: Pataxó Hãhãhãe (Bahia) , Kuikuro (Mato Groso do Sul), Kiriri (Bahia) e Tuxá( Bahia). Entre as modalidades que serão disputadas estão o arremesso de tacape, jogo de zarabatana, corrida com tora, arco e flecha, cabo de guerra, canoagem, luta Patxiw Miwka’ay, corrida rústica, Natação, corrida de maracá e futebol amistoso.

De acordo com o superintendente de Assuntos dos Povos Indígenas da Prefeitura, Juari Pataxó, em sua versão 2014, os Jogos Indígenas pretendem envolver diretamente  700 jovens, lideranças e anciões indígenas; aproximadamente 2.000 alunos das redes pública e privada, além de um grande número de turistas brasileiros e estrangeiros, “que promovem em conjunto a integração e a socialização do pensamento e visão indígena acerca da nossa verdadeira história”.

Além das competições esportivas, os VIII Jogos Indígenas Pataxó trazem ainda o Desfile Cultura Viva Pataxó, onde cada aldeia apresenta um casal, usando pinturas e vestimentas tradicionais. Os anciões e professores de Patxôhã (língua Pataxó), também realizarão palestras para os participantes. O evento conta com a parceria das Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer, Educação, Saúde e Administração, além do envolvimento e a participação efetiva das entidades indígenas, lideranças e jovens da etnia Pataxó.

Mil servidores recebendo o Bolsa Família

Cerca de mil funcionários municipais, ex-funcionários e conjugues de servidores estariam recebendo de forma irregular o Bolsa Família na cidade de Ilhéus, no sul baiano. A investigação, iniciada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Social, veio de indícios de várias famílias que se enquadram nos critérios que não estavam recebendo o benefício.

 A auditoria continuará sendo feita com servidores estaduais e trabalhadores da iniciativa privada. Os primeiros passos para aqueles que foram identificados como beneficiários irregulares é bloquear a conta. Depois, os supostos fraudulentos terão que devolver os valores recebidos. "Tem gente que declara um dependente a mais, que não mora de verdade com eles, outros deixam de declarar alguma coisa. Tudo será avaliado", disse o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké.

 Em Ilhéus, são 22 mil famílias atendidas pelo programa, em investimento de quase R$ 3 milhões. As informações são do Correio.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Caixa de leite com 'pênis' vira motivo de piada



No fim de semana, uma postagem no site de compartilhamento de imagens Reddit deu o que falar: uma caixa de leite coalhado com uma figura que lembra um "pênis" estampada na embalagem.

"Eles realmente fizeram um pênis e bolas com esse logo", escreveu o usuário andyburdens, que disse ter encontrado o produto nas prateleiras de uma filial da rede de supermercados Tesco na Irlanda. 

Obviamente, a leite acabou virando motivo de piadas na web.

"Oh, Tesco, não estou convencido de que esse creme seja leite", escreveu um internauta.

"Alguém no Departamento de Marketing tem sérios problemas que precisa trabalhar", comentou outro.

Para cobrar de Dilma: confira as promessas de campanha



Ao longo da campanha, Dilma Rousseff se comprometeu com agendas do clamor público, e enumerou soluções para os problemas na segurança pública, saúde, habitação, educação, cultura, mobilidade urbana e infraestrutura. Agora reeleita, a presidente será cobrada pelas promessas feitas no palanque, entre elas a da reforma política, de novas medidas no combate à corrupção, de garantia dos direitos humanos e de troca no comando do Ministério de Fazenda.

DILMA vence apertado em Cabrália, e fácil em Porto Seguro e Belmonte

RESULTADO ELEIÇÕES 2014 EM SANTA CRUZ CABRÁLIA-BA


RESULTADO ELEIÇÕES 2014 EM PORTO SEGURO-BA



RESULTADO ELEIÇÕES 2014 EM BELMONTE-BA




Números do 2º turno mostram um país dividido

Com 99,98% das urnas apuradas, 7.140.481 votaram em branco e nulo neste 2º turno; 30.135.451 não foram às urnas. Dilma teve 54.494.388 votos; Aécio teve 51.035.245 votos. A Coligação Ausentes, Brancos e Nulos teve 37.275.932 votos. Isso na democracia do voto obrigatório. Eis um país dividido.

Por Geraldinho Alves

domingo, 26 de outubro de 2014

Facebook: Perfil do PSDB publica mensagem de agradecimento

Com o resultado das eleições 2014 para Presidência da República, o perfil do  PSDB no Facebook publicou uma texto de agradecimento por volta das 19h35 deste domingo. "Ganhar ou perder faz parte do jogo democrático. Nosso trabalho pelo BRASIL continua.MUITO OBRIGADO, povo brasileiro. Vocês são demais!".  Em menos de 5 minutos, o post teve mais de 14 mil compartilhamentos e cerca de 77 mil curtidas. Dilma Rousseff, do PT, foi reeleita com 51%.

Na Bahia, Dilma Rousseff vence com larga vantagem

Assim como aconteceu no primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) venceu, com sobras, as eleições presidenciais na Bahia. Se na primeira etapa na corrida eleitoral a petista obteve mais do que 61% dos votos no estado, no segundo turno a presidente reeleita obteve uma margem de 69,71% dos votos contra 30,29% do candidato do PSDB, Aécio Neves. Na Bahia, no primeiro turno, Dilma Roussefff teve 61,44% dos votos válidos, exatamente. Marina Silva veio logo em seguida com 18,38% dos votos e Aécio, em terceiro, com 18,28%. A vantagem no segundo turno já era esperada e dada como certa pela cúpula petista na Bahia. O governador eleito Rui Costa, em entrevista ao Bocão News na manhã deste domingo (26), ao votar no Colégio Duque de Caixas, na Liberdade, cravou a vitória de Dilma com 70% dos votos válidos na Bahia.  Na Bahia, Dilma sempre foi muito forte e trabalhamos muito para que neste segundo turno ela tenha uma votação superior a 70%", concluiu Rui Costa. O presidente municipal da legenda, Edson Valadares, previu que os votos do PSB seriam determinantes para o alargamento da vantagem da petista na Bahia. “Ninguém do PSB vai deixar em Dilma para votar em Aécio”, avaliou ao acompanhar o voto do governador eleito, no Colégio Duque de Caxias. 
Capital
Quem esperava uma eleição apertada em Salvador, com grande influência do prefeito ACM Neto, se decepcionou. Dilma Rousseff teve 67,19 % dos votos, o que equivale a 864.949 votos.
Já o tucano alcançou 32,81% dos votos, 422.462, menos da metade dos votos da petista na capital baiana.

CLEPINHO confirma candidatura em 2016 em Cabrália-BA



O considerado doido por parte da população, mas considerado como mais certo depois da farra do PT em Cabrália, confirma sua presença em 2016.

Uma coisa é certa, esse não se vende e não se envolve com político LADRÃO E DISCARADO!

ELE NÃO É FORASTEIRO, ELE NÃO COMPRA VOTO DE ELEITOR LADRÃO!

E TAMBÉM NÃO COMPRA VOTO DE ELEITOR DISCARADO E CORRUPTO!

PENSE BEM NA HORA DO VOTO!


Prefeita de Porto Seguro é denunciada ao MP pela contratação de servidores sem concurso



O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (16/10), acatou termo de ocorrência formulado contra a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Silva Santos Oliveira, pela contratação sem concurso público de diversos servidores durante todo o exercício de 2013 e no mês de janeiro de 2014. Os conselheiros do TCM determinaram a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra a gestora e a aplicação de multa no valor de R$ 3 mil. O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, ressaltou que a administração deve promover a correção da irregularidade, com a rescisão contratual dos servidores, e a realização de concurso público.

A prefeitura realizou, durante o ano de 2013, quatro processos seletivos simplificados, nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Serviços Públicos, sendo que foram

Já é carnaval, e as rainhas prometem arrasar, confira as MUSAS 2015.



Com os sambas escolhidos para o próximo carnaval, as escolas começam a fazer seus ensaios nas quadras já pensando no próximo desfile. E como na Avenida não podem faltar também mulheres bonitas, a Retratos da Vida apresenta as majestades do Grupo Especial e Série A.

Unidos da Tijuca: Juliana Alves é a atual campeã do carnaval, e conquistou o título em seu segundo ano a frente dos ritmistas da escola. A atriz acredita que o posto de rainha de bateria deveria ser quesito de julgamento

Dilma diz que ‘Veja e seus cúmplices’ terão de responder na Justiça por reportagem



RIO E BRASÍLIA — A presidente Dilma Rousseff dedicou boa parte de sua última propaganda no horário eleitoral na TV para criticar a revista ‘Veja’ pela reportagem em que afirma que o doleiro Alberto Youssef, em delação premiada à Justiça, teria dito que ela e o ex-presidente Lula sabiam dos desvios de dinheiro na Petrobras. Dilma afirmou que a revista “e seus cúmplices” terão de responder na Justiça pelo "ato de terrorismo", por não apresentar qualquer prova, visando apenas impactar no resultado das eleições.

— Hoje, a revista excedeu

Aécio pede que PF apure ameça de morte nas redes sociais contra ele e sua família



BELO HORIZONTE - O candidato do PSDB, Aécio Neves, denunciou a Polícia Federal, neste sábado, que ele e sua família estão sendo alvo de ameaças de morte nas redes sociais. Em nota divulgada agora à noite, a coligação do candidato informou que, durante a tarde, após confirmada a visita do senador a São João del Rei, pessoas do campo político contrário à sua candidatura presidencial passaram a divulgar as mensagens. Um dos autores que pregam “morte aos Neves”, segundo investigações preliminares, seria um professor da Universidade Federal de São João Del Rei.

“É lamentável o clima de intolerância estimulado pela campanha adversária, baseada em mentiras e calúnias, que levou a essa situação de agressividade jamais vista na democracia brasileira” diz a nota.

Informa ainda que a Polícia Federal, que já se encontrava na cidade para investigar o uso da estrutura física da Universidade Federal de São João Del Rei para divulgar material calunioso contra o senador, irá apurar também essas ameaças, a pedido da assessoria jurídica da coligação, que pleiteia a apuração da relação entre os autores das ameaças e os interesses políticos defendidos.

Na primeira postagem em uma página

Clubes de maconha: baseados num vazio legal



MADRI - Pedro Pérez apaga o “14” desenhado a giz num quadro negro e, em seu lugar, escreve: zero. É o número de dias que os sócios do Le Santa passaram sem ter maconha apreendida pela polícia na saída desse discretíssimo clube de cannabis madrilenho. A marca foi quebrada na noite anterior, pela ação de um agente disfarçado de mendigo. Desde que o Le Santa Le Club abriu, em 2011, os sócios tiveram sua erva confiscada 73 vezes, e Pérez, seu presidente e fundador, passou um total de 15 dias atrás das grades como consequência de cinco batidas, durante as quais os tupperwares repletos de “camarões” que suprem os associados acabaram apreendidos. Depois, tudo foi sempre devolvido. E Pérez, absolvido por um juiz da acusação de tráfico de drogas. Há anos, a mesma coisa se repete: Pérez, como a maioria dos responsáveis por até 800 clubes de cannabis espanhóis, vive um limbo jurídico. O consumo no país só é explicitamente proibido na rua, de maneira que são cada vez mais comuns as associações que distribuem a erva em ambientes privados. Fartos das frequentes, ainda que

Doleiro que acusou Lula e Dilma foi internado às pressas

PF nega rumores de envenenamento na cadeia.

O doleiro Alberto Youssef, pivô do escândalo de corrupção na Petrobras, continua internado na UTI do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, depois de sofrer um mal súbito e desmaiar na carceragem da Polícia Federal no início da tarde de sábado (25). 

Segundo nota divulgada pela Polícia Federal, o doleiro foi hospitalizado por causa de uma "forte queda de pressão arterial causada por uso de medicação no tratamento de doença cardíaca crônica". Esta é a terceira vez que Youssef é internado para atendimento médico de urgência desde que foi preso.

Em comunicado, a assessoria de imprensa da Polícia Federal desmentiu os rumores de que o delator do Petrolão tenha sido envenenado por organofosfato na prisão. "São infundadas as informações de um possível envenenamento. Alberto Youssef permanecerá hospitalizado para a adequação da medicação e retornará à carceragem após o seu pleno restabelecimento", afirmou a corporação.

Petrolão - Reportagem da revista Veja dessa semana revela que Youssef afirmou em depoimento à Polícia Federal que a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor no cargo, Luiz Inácio Lula da Silva, sabiam do esquema de corrupção operado na Petrobras, batizado nos bastidores políticos de Petrolão.

Eleitor terá de justificar a ausência da votação em 60 dias

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral neste domingo (26) terá até 60 dias para preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e justificar a ausência do voto. O documento pode ser acessado gratuitamente nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais, cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e fornecido, no dia da votação, nos locais destinados à justificativa.

Para estar quites com a Justiça Eleitoral, o eleitor que estiver fora do domicílio poderá procurar, no domingo, os postos de justificativa, incluídos nos sites dos tribunais regionais, preencher o requerimento e entregá-lo aos mesários. 

Caso o requerimento não seja entregue no dia da votação, o eleitor tem até 60 dias, a partir de segunda-feira (27), para levá-lo pessoalmente a qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo,  via postal, ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito. Nas duas hipóteses, o requerimento deve ser acompanhado de documento comprovando as razões da ausência. Conforme técnicos do TSE, serão aceitos passagens ou atestado médico.

De acordo com os técnicos, quem deixou de votar no primeiro turno, mesmo sem justificar a ausência, poderá votar normalmente no domingo. Os eleitores que estiverem nessa situação terão de, obrigatoriamente, justificar ausência até 4 de dezembro. Não há limite para justificativas.

Pesquisa aponta que mais de 50 mil pessoas estão infectadas pelo vírus HTLV em Salvador

Informações da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) dão conta que pelo menos 58 mil pessoas possuem o retrovírus HTLV, que pertence à mesma família do HIV/Aids, em Salvador. Ainda segundo o estudo, o retrovírus age nas células de defesa do organismo, pode ser transmitido no sexo sem proteção e no contato com sangue contaminado, quase que não provoca sintomas, facilita o surgimento de doenças como a leucemia, e metade dos infectados tem dificuldade para urinar e problemas na pele.

A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), está preocupada com os dados apresentados. “É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância do sexo com proteção e do cuidado com manuseio de seringas, lâminas e demais objetos contaminados. Os dados apresentados pela Fiocruz são muito preocupantes e, diante deles, é preciso que ações de combate ao retrovírus sejam tomadas breve e frequentemente. A camisinha não ajuda a evitar somente a gravidez, como muitos ainda pensam, mas também as doenças sexualmente transmissíveis”, afirma a parlamentar.

Assessoria Graça Pimenta

Resultado geral da eleição presidencial começa a ser divulgado depois das 20 horas

Por causa do horário de verão, que começou no último domingo (19) nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os primeiros resultados do segundo turno das eleições para a Presidência da República só começarão a ser divulgados às 20h (horário de Brasília) pelo Tribunal Superior Eleitoral. Isso porque os números só podem ser conhecidos depois que todos os estados finalizarem a votação.


Com a adoção do horário de verão, o Acre ficará com três horas a menos em relação à capital do país e terminará a votação às 17h locais - 20h em Brasília. Os resultados de pesquisas de boca de urna também só poderão ser tornados públicos a partir das 20h.

Mesmo com o horário de verão, o período de votação não será alterado, ou seja, permanecerá das 8h às 17h, obedecendo o horário local. Os resultados do segundo turno para governador nos 13 estados e no Distrito Federal começarão a ser divulgados logo após o término da votação em cada estado (17h, pelo horário local).

Os estados do Nordeste, além do Tocantins, do Pará e do Amapá, que não adotam o horário de verão, estão com uma hora a menos em relação a Brasília. Em Roraima, Rondônia e na maior parte do Amazonas, a diferença atualmente é de duas horas a menos em relação ao horário oficial. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde o horário de verão é adotado, estão com uma hora a menos. Por causa do fuso horário e do horário de verão, o estado do Acre e parte do Amazonas têm três horas a menos em relação a Brasília

Mujica chega de fusca para votar nas eleições que escolherão seu sucessor



O presidente do Uruguai, José Mujica, voltou a surpreender ao chegar para votar em uma sessão eleitoral em Montevidéu com o seu fusca azul celeste. Os uruguaios vão às urnas neste domingo para eleger o sucessor do popular chefe de Estado.

Os uruguaios já estão acostumados com o seu presidente...e seu carro. O fusca de “Pepe”, como é conhecido, é um clássico e uma dor de cabeça para os responsáveis ​​pela segurança.

O presidente e sua mulher, a senadora Lúcia Topolansky, entraram no carro e saíram da chácara onde moram antes das 7h.

— Não vou falar de política agora, cada um deve votar com a sua consciência. Vamos cumprir um dever com alegria. Não é uma guerra, é um resultado que o país precisa — disse Mujica, como copiloto.

Cerca de 2,6 milhões de uruguaios estão habilitados a eleger presidente, 30 senadores e 99 deputados que integram o Parlamento, além de se pronunciar sobre um plebiscito para reduzir a 16 anos a maioridade penal. A votação, que é obrigatória, começou às 8h (horário local) e deve terminar às 19h30.

O GLOBO

sábado, 25 de outubro de 2014

Custo de energia ameaça 7 grandes empresas no NE

O fim dos contratos de energia com a Chesf, do grupo Eletrobrás, poderá comprometer a operação de sete grandes empresas instaladas no Nordeste: Braskem, Ferbasa, Dow, Mineração Caraíba, Paranapanema, Gerdau e Vale. Hoje essas empresas são abastecidas diretamente pela estatal (sem intermediação de uma distribuidora) e pagam em média R$ 100 pelo megawatt/hora (MWh). A partir de 1.º de julho de 2015, se o governo não mudar de ideia, elas terão de comprar essa energia no mercado por um valor, pelo menos, três vezes maior. O problema das empresas surgiu em 2012 com a MP 579, que antecipou a renovação das concessões das hidrelétricas. Para baratear a conta de luz do brasileiro, o governo federal decidiu dividir a energia das usinas em cotas para entregar às distribuidoras. Assim, a Chesf ficou sem energia para cumprir os contratos e teve de ir a mercado para comprar a eletricidade e atender os consumidores industriais. A partir do ano que vem, no entanto, esse compromisso acaba. “As empresas estão apavoradas”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa. Até agora o governo não tem demonstrado nenhuma intenção de manter os contratos com as empresas. Em nota, afirmou que a energia será entregue até 30 de junho de 2015. O assunto poderá parar na Justiça. Uma das justificativas das empresas para a continuidade do abastecimento é que o contrato não é de consumidor livre. As empresas estão enquadradas como consumidores especiais, mais próximos de um consumidor cativo. E um consumidor cativo não tem a energia interrompida, destaca Pedrosa. (Agência Estado)

Bruna Marquezine é eleita a mulher mais sexy do mundo, segundo revista

Bruna Marquezine é oficialmente a Mulher Mais Sexy do Mundo segundo leitores da revista “Vip”. A escolhida teve 314.000 votos. As fotos para a publicação foram feitas Fernando de Noronha, no mês de setembro. O ensaio foi registrado, com exclusividade, pela Retratos da Vida, do carioca Extra. Nos cliques, Bruna aparece numa das praias do arquipélago, de biquíni e vestido de renda.

Uso de smartphones e tablets está causando problemas nas crianças

Que os eletrônicos têm queimado etapas da vida das crianças e adolescentes, isso todos já sabem, principalmente os pais. Mas, o que muitos pais desconhecem é que aparelhos digitais como tablet e celular, por exemplo, tem trazido sérias consequências musculares, principalmente na coluna e dedos das mãos. De acordo com o médico da COT (Clínica Ortopédica e Traumatológica), Paulo Colavolpi, casos como artrite, tendinite e até encurtamento muscular na coluna tem levado muitas crianças aos consultórios ortopédicos para tratamentos por conta dos aparelhos digitais. Do ponto de vista ortopédico, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode ocasionar vícios de postura, levando à dor lombar e eventuais escolioses (desvios na coluna), encurtamento muscular, artrites e tendinites devido ao esforço de repetição nos dedos das mãos. “O que percebemos hoje é que muitas crianças e jovens que usam excessivamente os eletrônicos, como sentar em frente a um computador ou estar sentado ou deitado utilizando um aparelho digital ao invés de desenvolverem atividades na rua, estão desenvolvendo uma hiperatividade nas articulações dos dedos das mãos, podendo provocar no futuro uma artrite ou tendinite devido à utilização desses dedos de forma muito intensa e rápida. Este tem sido um quadro frequente de procura por um especialista já que as patologias começam a surgir”, contou Colavolpi. Outro dano comum, segundo Colavolpi, tem sido o surgimento de problemas em relação à coluna. De acordo com o especialista, a postura que fica muitas vezes inadequada por passar muito tempo sentado, na cama ou em algum outro local, pode vir a desenvolver problemas como encurtamento muscular, levando ao surgimento de dores ou qualquer outro desconforto.“Ficar sentado muito tempo, principalmente na fase de crescimento, acaba desenvolvendo o encurtamento muscular que favorecerá um desequilíbrio biomecânico. Muitos até se queixam de dor no joelho ou na região anterior do joelho e quando um ortopedista vai avaliar percebe que foi aquele encurtamento que levou ao desconforto e a dor. Então, se por um lado o acesso fácil às informações chega como algo positivo, por outro, se descuidar da atividade física, não fazer um alongamento, ou não procurar um especialista para ver se tem alguma deficiência em consequência de uma má postura, mais na frente o uso excessivo dos eletrônicos levará aquele indivíduo a ter sérios problemas de coluna.”, esclareceu. Mas afinal, para o médico, o que pode ser considerado como uso excessivo? Segundo Paulo, “se for avaliar ou comparar um garoto de hoje ao de alguns anos atrás que ainda não tinha a facilidade de ter um celular ou tablet, o que facilitava a prática da atividade física fora de casa, é possível perceber a diferença e quão grave começa a ser o vício do uso excessivo dos eletrônicos”. “Hoje eles perderam a noção de tempo, passam horas em frente a um aparelho digital e esquecem de praticar uma atividade física, de fazer um alongamento. Para as crianças, além de alterações posturais, considero graves os danos sociais e o sedentarismo. É preciso que os pais comecem a identificar esse problema o quanto antes, incentivando seus filhos a terem outras atividades como a prática do esporte, por exemplo. Com a vida corrida em que os pais levam, deve-se procurar uma solução mais viável, contato que estimule as crianças a terem uma atividade pelo menos três ou quatro vezes por semana onde possa estar alongando e fortalecendo a musculatura”, orientou.
Hábitos e limite de uso
E quem não está muito atenta a esses riscos é a administradora, Luciana Buck. Mãe de dois meninos, Ivan, 9 anos e Guido, 12 anos, Luciana confessa notar os erros, mas não muda a situação. “Eu e meu marido notamos a postura errada, principalmente por se manterem constantemente deitados. Não sou o tipo de mãe que se preocupa com isso, mas confesso que começo a entrar em alerta, até por já ter tido um problema de inversão da lordose cervical por conta de um computador e celular. Sei que futuras consequências podem estar por vir e preciso usar de duas alternativas enquanto ainda é tempo”, disse. Para a administradora, as duas alternativas que serão aplicadas de imediato serão a de determinar limite de uso dos eletrônicos e a de incorporar alguns hábitos de alongamento: “A gente tenta equilibrar esse hábito do celular para a prática do esporte, ainda porque dentro da modernidade é impossível mudar isso. Vejo que tem que ser incorporado como um hábito saudável e não obrigado”, completou. “Estamos numa fase de transição e percebemos que dos 30 anos para baixo, as pessoas estão tendo muito mais acesso aos eletrônicos. Ainda assim, a maior parte das pessoas que estão lidando com a tecnologia digital são as crianças e jovens. Desta forma, o que vale é ter o bom senso e mudar o quanto antes. Pais devem mudar os hábitos dos seus filhos e uma vez notando algum problema muscular, levá-los a um ortopedista o quanto antes, para que possa perceber logo no início se está desenvolvendo alguma patologia. Uma vez isso esteja se instalando, o especialista deve comunicar aos pais para que eles possam determinar horários para esse tipo de atividade e também horário de atividade física, isso não pode esquecer”, recomendou Colavolpi. (Tribuna da Bahia)

Carol Muniz, musa do Bahia, assume namoro com futuro presidente da CBF



Carol Muniz, 28 anos, ainda está receosa de falar sobre  o namoro com o empresário e futuro presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, 73 anos, porque o relacionamento ainda é recente. Mas a verdade é que os dois, que já se conheciam, estão namorando há um mês. "Tudo fluiu naturalmente. A gente tem afinidade e as coisas aconteceram. Ele é uma pessoa muito tranquila, madura e fácil de lidar", elogia Carol, que foi capa da revista "Sexy" de julho e é musa do time Bahia. "Não posso negar que estamos juntos.  Estou feliz, ele é uma pessoa maravilhosa, estou envolvida e está tudo ótimo", completa ela.
A diferença de idade não é um problema para o casal. "Não tenho medo de ser chamada de interesseira. Nem procuro saber o que as pessoas estão falando e de preconceito. Deixa que digam, que pensem, que falem. Nem ouço críticas", diz ela. Ela garante ainda que o sexo também não deixa a desejar. "É ótimo! Estou muito feliz e bem resolvida", arremata ela, sem pestanejar.

Homens mais velhos não são necessariamente uma preferência de Carol: "Nunca tive relação com homem mais velho, mas também não gosto de mais novos especialmente. Depende da maturidade de cada um. Homem mais velho me dá mais segurança. Os mais novos com que me relacionei antes eram, geralmente, muito inseguros, tinham muito ciúme...". Não que Marco não seja ciumento. "Ele tem ciúme, mas é diferente, ele é tranquilo. E eu estou procurando ser supercorreta", diz ela.
EGO NAS REDES SOCIAIS

De acordo com o Carol, o casal não se deixa abalar com críticas sobre o namoro. E os dois até se divertem com algumas notas maldosas que já  saíram na imprensa. "Lemos algumas coisas e ficamos rindo...", diz ela. "Ele era solteiro, não peguei namorado de ninguém, ser feliz é um direito das pessoas. Eu respeito e sei que nem todo mundo vai gostar de mim e vai me apoiar, mas eu trabalho com minha imagem, já posei nua, estou acostumada a lidar com a opinião das pessoas. Procuro nem saber. Criticaram Jesus, imagina se não vão me criticar, né?", finaliza ela.

EGO

Polícia estoura bingo e Claudete Troiano sai enrolada em lençol

Na noite da última quinta-feira (23), a polícia de São Paulo invadiu um bingo na região de Santo Amaro e prendeu cerca de 150 pessoas que estavam lá dentro. De acordo com informações do colunista Leo Dias, entre as pessoas que estavam no local aparece a apresentadora Claudete Troiano. Segundo a publicação, para não ser reconhecida, ela saiu encolhida, coberta por uma toalha da mesa do bingo. A polícia disponibilizou dois ônibus para levar os apostadores para a delegacia.

Vírus do ebola já matou 4.922 pessoas, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que quase a metade das pessoas infectadas por ebola, em oito países, morreram. São 10.141 infectados e 4.922 mortos, segundo o novo balanço divulgado hoje (25). Na última quarta-feira, a OMS tinha divulgada que o número de infectados era 9.936 e o de mortos, 4.877. No total de infectados, 4.655 estão na Libéria, 3.896 em Serra Leoa, 1.553 em Guiné, 20 na Nigéria, quatro nos Estados Unidos, um no Senegal, um na Espanha e um no Mali. A Nigéria e o Senegal foram declarados livres do vírus há uma semana. A OMS indica que, em sete meses de surto, 450 profissionais de saúde foram infectados e 244 morreram. O atual surto de ebola é o mais extenso e prolongado desde que o vírus foi descoberto, em 1976. No dia 8 de agosto, a OMS decretou estado de emergência de saúde pública de alcance mundial e fez um apelo para que a comunidade internacional se mobilize para combater a epidemia na África. (Agência Lusa)

Eleições: Voto pelo Veto

Você seria capaz de dar uma segunda chance para uma pessoa que te roubou e traiu a sua confiança? Você contrataria esta pessoa para trabalhar na sua empresa? E na sua casa? Deixaria o seu filho aos cuidados deste indivíduo? Um sujeito que não assumiu o que fez e jamais demonstrou arrependimento? São perguntas para provocar em você uma reflexão e buscar respostas, para entender como nós, brasileiros e brasileiras, nos comportaríamos diante desta situação.

Governo segura divulgação negativa de alunos para não afetar campanha de Dilma

Por decisão do governo federal, o país chegará ao segundo turno da eleição presidencial no domingo sem ter dados atualizados sobre o desempenho dos alunos em português e matemática e a arrecadação de tributos, estatísticas potencialmente negativas para a campanha da presidente Dilma Rousseff.

Como a Folha informou, também só serão divulgados depois da eleição dados sobre o desmatamento e um novo estudo sobre o contingente de pobres e de miseráveis.

Avaliações independentes ou informações oficiais já publicadas sinalizam que os indicadores mostrarão piora nessas duas áreas.

Diferentes instituições do governo Dilma Rousseff responsáveis por esses dados apontam questões técnicas, administrativas ou legais para explicar o que houve.

No caso da educação, tradicionalmente até agosto são apresentados os resultados de um exame nacional aplicado, a cada dois anos, a mais de 7 milhões de alunos.

Em setembro, o Ministério da Educação divulgou indicador que usa como base a prova de 2013 e a taxa de aprovação dos alunos --o Ideb--, sem mostrar qual foi o resultado em cada âmbito.

Assim, não é possível saber como está o nível atual dos estudantes brasileiros em português e matemática.

Por meio de dados secundários do próprio ministério, é possível estimar que os estudantes do ensino médio tiveram notas piores na prova nacional, mas menor reprovação nas escolas.

Os colégios nesse nível de ensino são mantidos majoritariamente pelos Estados, mas cabe à União induzir melhorias no sistema.

Já os alunos do ensino fundamental devem ter obtido desempenho positivo nas duas matérias.

Associação de funcionários do Inep (órgão que organiza a prova) divulgou carta pedindo autonomia ao órgão e "proteção frente a demandas de caráter privado".

O professor da USP Ocimar Alavarse, especialista em avaliações educacionais, afirma que o intervalo entre a aplicação da prova (novembro de 2013) e a divulgação dos resultados (provavelmente novembro de 2014) "limita a análise" dos dados.

Outra informação que será divulgada apenas após as eleições é o resultado da arrecadação de tributos em setembro. Mantida a tendência recente, a arrecadação será menor do que a esperada pela gestão Dilma.

O anúncio normalmente ocorre até o dia 25. Em abril, maio e junho, porém, foi feito após essa data (nos dias 27, 26 e 28, respectivamente).

Na aferição do desmatamento da Amazônia, cujos resultados são divulgados todo mês, apenas em novembro serão publicados os dados de agosto e setembro.

Segundo análise da ONG de pesquisa Imazon, a taxa subiu 191% se comparado os bimestres de 2013 e 2014.

Outra divulgação postergada foi o estudo do Ipea que analisará o número de miseráveis no país. Um diretor chegou a pedir afastamento devido à decisão.

Segundo pesquisa do Iets (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade), houve, no ano passado, pequeno aumento no número de indigentes. A informação já foi usada pelo tucano Aécio Neves em sua campanha

Idoso paga 18 mil em iPhones pela internet, mas recebe coco e refrigerante

Após pagar R$ 8 mil em depósito e parcelar outros R$ 10 mil na compra de dez celulares iPhone em um site, um idoso de 70 anos recebeu, em vez da mercadoria pretendida, uma caixa contendo uma garrafa de refrigerante de 1,5 litro e um coco verde via Sedex.

O caso foi registrado nesta quinta-feira (23) na 12ª Delegacia Distrital e na Delegacia das Defraudações de João Pessoa, na Paraíba. 
De acordo com o depoimento da vítima à polícia, toda a negociação foi feita por um neto dele, de 17 anos, que encontrou os produtos à venda e motivou o avô a fazer a compra.

Segundo o delegado encarregado do caso, Lucas Sá, a compra foi efetivada no dia 16 de outubro e quatro dias depois chegou pelo Sedex a caixa contendo o coco e a garrafa. Não há informações sobre a razão da compra deste número de aparelhos. Cada aparelho foi oferecido por R$ 1,8 mil, quando o preço médio é R$ 3 mil.

Lucas Sá confirmou que vai enviar uma cópia do processo para a Polinter do Rio de Janeiro para que a Polícia Civil investigue, já que a conta bancária do beneficiário é do estado fluminense. “A fraude pela internet foi consumada no Rio de Janeiro e a conta bancária do beneficiário é daquele estado, por isso, o procedimento criminal vai ocorrer lá. No entanto, o processo civil vai transcorrer aqui na Paraíba, onde a vítima mora”, frisou.

Festival reunirá agentes culturais de três municípios da Costa do Descobrimento

O 1º Festival da Cultura Popular Tradicional da Costa do Descobrimento é um evento que tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura, e tem por objetivo reunir e apresentar os diferentes tipos de culturas populares tradicionais da região sul da Bahia.
O Festival será realizado nos dias 30 e 31/10 e 01/11/2014 no Centro de Cultura de Porto Seguro.
Nesta primeira edição o evento reunirá as atividades artísticas de três municípios da Costa do Descobrimento que são Belmonte, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
Como parte da divulgação do Festival, foram realizadas palestras informativas, em Belmonte dia 20/10, para alunos e professores da rede pública, e em Porto Seguro, dia 21/10, para agentes culturais, e representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia e da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.
Dia 30/10, na Abertura oficial do evento, as 18h30, deverão estar presentes agentes de cultura dos três municípios.
Durante os outros dois dias o Centro de Cultura será o grande palco do festival e estará aberto ao público, com uma programação diversificada que inclui workshop de dança e pintura indígena, workshop de estandartes, oficinas de gastronomia de produtos típicos como cocadas, balas de coco, licores de frutas tropicais, oficinas de berimbau e cordel, além de exposições e feira com artesanatos e produtos típicos da região. Tanto a entrada ao Centro de Cultura, quanto às inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até 15 minutos antes do início das mesmas.

MP denuncia ex-prefeito Robério Oliveira e vice-prefeita Maria Menezes por crime de responsabilidade e prevaricação

O ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, e a vice-prefeita Maria Menezes foram acusados pelo Ministério Público estadual por atos de improbidade administrativa e também denunciados, respectivamente, por crimes de responsabilidade e prevaricação. Assinadas pelos promotores de Justiça Dinalmari Messias e João Alves Neto, a ação civil pública e a denúncia foram ajuizadas quarta-feira, 22 de outubro.

Robério é acusado de improbidade por ferir os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade e denunciado por apropriação ou desvio de bens ou rendas públicas em benefício próprio e também por deixar de cumprir decisão judicial sem a devida justificativa.

Já Maria Menezes, que continua no cargo de vice-prefeita, é acusada de ter colaborado com Robério Oliveira por não ter, em contrariedade ao previsto em lei, ocupado o cargo de prefeito de Eunápolis, após a Justiça ter determinado o afastamento dele. Segundo os promotores, a vice-prefeita foi omissa ao não assumir a prefeitura, o que caracteriza ato de improbidade administrativa e crime de prevaricação previsto no artigo 319 do Código Penal.

Os promotores pedem que a Justiça conceda liminar determinando a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis e o bloqueio de aplicações financeiras dos acionados até o valor da lesão ao erário público, atualmente em R$ 17.530,92, e a condenação dos réus com ressarcimento integral do dano, inclusive com aplicação de multa, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

Conforme investigação do MP, foi constatado que Robério autorizou requerimento à Receita Federal de parcelamento de débito da Prefeitura com o INSS, como também pagamentos a empresas liquidados em dezembro de 2012, mesmo após ter sido afastado do cargo de prefeito, por decisão da 2ª Câmara do Tribunal de Justiça da Bahia proferida no dia 4 de dezembro daquele ano e da qual ele já tinha sido oficialmente comunicado.

Segundo os promotores, Robério Oliveira também teria enriquecido ilicitamente ao receber o valor de R$ 7.443,35. De forma proporcional ao salário de prefeito, de R$ 9.234,72 no mês de dezembro, o montante indevido corresponde aos 25 dias que ele permaneceu ilegalmente no cargo. Corrigido, o valor chega atualmente a R$ 17.530,92.

Dilma critica a revista Veja

A presidente Dilma Rousseff dedicou boa parte de sua última propaganda no horário eleitoral na TV para criticar a revista ‘Veja’ pela reportagem em que afirma que o doleiro Alberto Youssef, em delação premiada à Justiça, teria dito que ela e o ex-presidente Lula sabiam dos desvios de dinheiro na Petrobras. Dilma afirmou que a revista “e seus cúmplices” terão de responder na Justiça pelo "ato de terrorismo", por não apresentar qualquer prova, visando apenas impactar no resultado das eleições.

— Hoje, a revista excedeu todos os limites da decência e da falta de ética, pois insinua que eu teria conhecimento prévio dos malfeitos na Petrobras e que o presidente Lula seria um dos seus articuladores. (...) A começar pela antecipação da sua edição semanal para hoje, sexta-feira, quando normalmente chega às bancas no domingo. Mas como das outras vezes, e em outras eleições, Veja vai fracassar no seu intento criminoso. A única diferença é que, desta vez, ela não ficará impune. A Justiça livre deste país seguramente vai condená-la por este crime — reagiu Dilma, acrescentando:

— Não posso me calar frente a este ato de terrorismo eleitoral articulado pela revista Veja e seus parceiros ocultos. (...) Sem apresentar nenhuma prova concreta e, mais uma vez, baseando-se em supostas declarações em pessoas do submundo do crime, a revista tenta envolver diretamente a mim e ao presidente Lula nos episódios da Petrobras que estão sob investigação da Justiça (...) Isso é um absurdo, isso é um crime.

O programa petista acusa a revista: “Todas as eleições, quando candidatos do PT aparecem à frente das pesquisas, a revista tenta desesperadamente influenciar no resultado” diz o apresentador.

Nova pesquisa Sensus: Aécio Neves supera Dilma, tem 54,6% dos votos válidos contra 45,4%

São Paulo - Pesquisa IstoÉ Sensus divulgada nesta sexta-feira mostra o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, nove pontos à frente da adversária Dilma Rousseff (PT). O tucano aparece com 54,6% das intenções de votos válidos, contra 45,4% de Dilma. A pesquisa também mostra que, a dois dias da eleição, 11,9% do eleitorado ainda não sabe em quem votar. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio tem 48,1% e Dilma, 40%.

O instituto Sensus mediu também a rejeição dos candidatos e aponta que 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam de forma alguma em Dilma, enquanto 33,7% disseram o mesmo de Aécio. O Sensus entrevistou 2 mil eleitores de 136 municípios em 24 Estados entre os dias 21 e 24 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01166/2014.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Os graves problemas de Dilma

A presidenta Dilma Rousseff tem um ranço muito ruim quando vai para os debates e enfrentamentos. Primeiro, ela diz coisas bobas como: “O meu Bolsa Família”; o “Meu Pronatec”; o meu, Minha Casa Minha Vida”.
Ora, senhores, esses projetos tem suas importâncias, mas são pagos com os impostos estratosféricos pagos pelo povo. O Bolsa Família, por exemplo, está sendo pago com recursos dos fundos da Caixa Econômica Federal. O Governo Federal não está repassando o dinheiro há quatro meses.
Todos os programas do Governo Federal são da Nação, não são de Dilma, de Lula e nem de outro mandatário qualquer no futuro.  

785 estupros são registrados na Bahia nos primeiros seis meses

Os números são alarmantes. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), de janeiro a junho deste ano, 785 estupros foram registrados na Bahia, o que representa uma média de 4,23 casos por dia. Mais da metade das ocorrências, 465, foram registradas em cidades do interior da Bahia. Salvador marcou 239 casos e a região metropolitana, 81. As vítimas geralmente são jovens mulheres, crianças e adolescentes. A violência pode ser realizada por um ou mais indivíduos. Dos 239 casos em Salvador, 97 ocorreram na Região Integrada de Segurança Pública/Baía de Todos-os-Santos (RISP/BTS), composta pelos bairros Liberdade, Barris, Bonfim, São Caetano, Periperi e Cia. Já no interior do estado, os números são assustadores, principalmente, em relação a Vitória da Conquista. A cidade com aproximadamente 340 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), é recordista de violência sexual. De acordo com dados divulgados no site da SSP, dos 465 casos do interior, 87 ocorreram em Vitória da Conquista, o que representa uma média de 14,3 ocorrências por mês.Em agosto deste ano, mês que ainda não tiveram as estatísticas divulgadas pela polícia, oito casos de estupros envolvendo crianças e adolescentes foram registrados em oito dias em Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Civil, os crimes foram cometidos por cinco pessoas, sendo que três delas já foram identificadas.
Vítimas de uma violência sexual podem carregar traumas para a vida inteira, como é o caso das irmãs identificadas apenas como Diana e Deise, da cidade de Guaratinga, interior da Bahia. Respectivamente com 29 e 18 anos, elas foram sucessivamente estupradas pelo pai, durante a infância. “Eu nunca denunciei. Quando completei 17 anos, fugi para Salvador e não voltei nunca mais. Sofri bastante aqui. Não confiava em ninguém e chorava por tudo, mas Deus foi me ajudando a superar”, contou Diana, que atualmente é casada e mãe de dois filhos. “Não tive problemas para me relacionar com meu marido, mas parece que ainda ouço a voz dele (pai) e isso, às vezes, me desespera”, contou.
Diana só tomou conhecimento da violência sofrida pela irmã quando a caçula resolveu denunciar o caso e colocar o pai na cadeia. “No fundo, eu sabia que ele iria fazer com ela o que fazia comigo, mas minha irmã foi mais corajosa do que eu e do que minha mãe”, contou.
De acordo com o psiquiatra André Gordilho, uma vítima de violência sexual pode carregar traumas para o resto da vida, se não procurar uma ajuda médica. “Essas pessoas podem desenvolver um estresse pós- trauma e a primeira reação aguda tem sintomas de depressão, ansiedade e pânico. É importante que realizem a denúncia e procurem ajuda médica para conseguir superar”, alertou.
Ainda de acordo com Gordilho, vários fatores podem levar um indivíduo a cometer um estupro. “Geralmente são pessoas com transtorno de conduta ou desvio de personalidade. Pessoas com padrão moral e ético inadequado. Porém, outros fatores também podem influenciar, como um transtorno mental, surto psicótico, alucinação, voz de comando ou hipersexualidade”, explicou. Não há um estudo científico que comprove a formação de um estuprador, mas algumas características são essências para identificação de um suspeito. “Geralmente são pessoas que enxergam a mulher como objeto, apresenta personalidade antissocial, ausência de culpa e sofrimento. A maioria dos casos ocorre com pessoas próximas à vítima, mas também podem ser realizados por um ladrão, homicida ou qualquer tipo de maníaco”, explicou o psiquiatra.  

Consumo de carne de morcego pode ter ajudado a deflagrar ebola

O início da atual epidemia de ebola e das mortes de mais de 4 mil pessoas por causa da doença pode ter se dado em uma vila na Guiné, no leste da África, quando uma criança comeu morcegos. A criança de dois anos, apelidada de infante zero, vivia no vilarejo de Gueckedou, uma região em que a carne deste animal é consumida frequentemente. A família deste paciente disse ter caçado duas espécies de morcego conhecidas por hospedar o vírus. A criança morreu em dezembro de 2013. Morcegos não são os únicos animais menos convencionais que podem parar nas mesas de famílias africanas: chimpanzés, ratos, cobras e até porco-espinhos são mortos para consumo. Não só a fome é levada em conta neste hábito. Trata-se de uma prática popular, porque alguns tipos de animais são considerados uma iguaria. A carne defumada de animais selvagens é vendida livremente em países africanos O problema é que alguns desses animais podem transmitir sérias doenças, como no caso dos morcegos. Os morcegos são hospedeiros ideais por oferecerem grande resistência ao vírus. Por meio de suas fezes ou mesmo de algumas frutas que tocaram, eles podem infectar animais como chimpanzés e gorilas.
Milhões de toneladas: Mas  ainda não se sabe exatamente como o ebola é transmitido de animais para humanos. Segundo Johnathan Ball, virologista da Universidade de Nottingham, frequentemente há uma "espécie intermediária" no processo, apesar de também haver evidências de que se possa pegar ebola diretamente de morcegos. "Mas é difícil para o vírus saltar a barreira das espécies até os humanos. O vírus teria que primeiramente ganhar acesso via sangue, contaminando células, para se replicar". A maioria dos consumidores da carne de animais selvagens já compra o produto cozido ou defumado. O risco é muito maior para quem manuseia o material cru. Em certas regiões da África, milhões de toneladas de carne selvagem são consumidas por ano Em Gana, país que ainda não foi afetado pelo ebola, mais de 100 mil morcegos são mortos anualmente. Uma recente pesquisa revelou que caçadores tiveram contato com o sangue dos animais com frequência e em alguns casos foram mordidos ou arranhados por eles. A atual epidemia de ebola mostra que, embora as chances de infecção sejam raras, elas são possíveis. E sempre vale lembrar que a doença tem origem animal. Apesar disso, a disseminação do vírus, do infante zero até agora, teria sido causada por contatos humanos.
Questão cultural: Autoridades sanitárias já tentaram lidar com o problema da contaminação pelo consumo de carne. Na Libéria, um dos países mais afetados pela atual crise, a venda de carne de animais selvagens foi proibida. Mas há quem alegue que este tipo de decisão vai apenas forçar que a venda deste tipo de carne ocorra num mercado negro. Sem falar na questão cultural. "Estamos falando de uma sociedade em que há o sentimento de que você não se alimentou de forma apropriada se não tiver comido carne. Não há grandes rebanhos que possam servir como fonte alternativa", explica Marcus Rowcliffe, da London Zoological Society. No entanto, o noticiário das últimas semanas foi marcado por críticas diretas a este costume. O jornal americano Washington Post questionou a prática abertamente, ao passo que a revista New Scientist pediu uma proibição também como forma de proteção à fauna. "Sabemos que houve uma contaminação de um morcego para uma criança na Guiné, mas, desde então, esta epidemia teve transmissão de humano para humano. As pessoas estão muito mais expostas por conviver com humanos do que por comer morcegos", afirma a antropóloga Melissa Leach, da Universidade de Sussex. Ainda assim, os especialistas, alertam para os riscos do contato com o animal e acreditam que novos casos são apenas uma questão de tempo. "É inevitável que tenhamos novos casos de ebola ou outras doenças transmissíveis por morcegos por causa das doenças que estes animais abrigam. Os riscos podem ser baixos, mas as consequências seriam graves", explica Rowcliffe.

Policiais federais entram em greve de 72 horas nesta quinta-feira (23)

Policiais federais em todo o País farão uma greve de 72 horas, com paralisação de suas atividades, entre os dias 23 e 25, informa a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) em nota distribuída à imprensa. O movimento será iniciado no final desta terça-feira, dia 22, com atos públicos de protesto em frente às unidades da PF. Os policiais federais reclamam que o governo federal não cumpriu o acordo assinado no final da greve de 2012, que inclui a modernização da carreira na PF e o reconhecimento das atividades realizadas por todos servidores, ainda regidos por leis da época da ditadura militar. “O estopim da greve é a recente Medida Provisória 657, que atropelou o longo período de negociações entre a Fenapef e o governo, ignorou as dezenas de propostas de modernização e beneficiou somente o cargo de delegado, criando uma espécie de concurso para chefe no serviço público federal”, diz a nota. “Nos corredores da PF, a Medida Provisória é chamada de ‘MP da Chantagem’. O motivo é a sua publicação na semana em que ocorreram os vazamentos do escândalo da Petrobras. A MP não reconhece os demais policiais, investigadores ou peritos, como autoridades competentes”, acrescenta. Conforme o presidente da Fenapef, Jones Borges Leal, afirma na nota, a MP 657, em vez de reconhecer os avanços da PF dos últimos anos, volta no tempo para criar um cargo político dentro da polícia, tornando o órgão mais dividido e burocrático. “Estão recriando a polícia fascista da ditadura militar, que não funciona, mas é fácil de controlar pelas indicações dos cargos de chefia”, diz. (Estadão Conteúdo)