Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Tecnologia 3G e Nextel chega em Santa cruz Cabrália e Porto Seguro - Bahia


Irene de Jesus é uma das mulheres que vivem da cultura das ostras em Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA). Entre as índias Pataxó que vivem na região e trabalham na atividade, Irene é exceção. A marisqueira sabe escrever só o básico, mas garante que consegue se virar na leitura. Recentemente, um dos exercícios diários de leitura de Irene passou a ser a consulta de um aplicativo no aparelho de celular, por meio do qual ela mede a temperatura e salinidade da água e controla o crescimento das ostras.
O programa manda as informações para uma base de dados que, futuramente, facilitará o acompanhamento do ritmo de desenvolvimento das ostras na região. “Montar uma planilha semanalmente, em papel, dá muito trabalho e as pessoas acabam não fazendo. E o aplicativo gera automaticamente um gráfico”, diz Thiago Trombeta, engenheiro do Projeto Pescando com Redes 3G, do qual Irene participa.
O projeto foi implantado em outubro de 2009 e, além da aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, atende o distrito de Guaiú e outras regiões de Santa Cruz Cabrália. Antes de colocar o programa de pé, foi feita um curso com os pescadores. “Eles nos disseram quais eram as suas dificuldades e nós tentamos resolver esses problemas por meio da tecnologia”, conta Trombeta. Entre 150 e 200 famílias do município baiano poderão ser beneficiadas quando todo o projeto estiver disponível. Em Coroa Vermelha já são 50 famílias beneficiadas.
Investimento
O lançamento oficial só aconteceu na semana passada, mas o projeto ainda está no meio do caminho de conclusão. Ele foi idealizado pela companhia norte-americana Qualcomm (de tecnologia para comunicação móvel) em conjunto com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e envolveu parcerias com a Vivo, a ZTE e a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália. A ONG Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs) ficou responsável pela execução do projeto.
“Meu marido tem um barco de 8 metros e eu sempre tive o sonho do aumentar a produção de pescado”, diz Irene. Daqui a cerca de sete meses, quando a primeira leva de ostras estiver pronta para a venda, será possível medir o impacto na renda de Irene. Atualmente, o ganho médio mensal da população de Coroa Vermelha é de cerca de R$ 445.
“Já temos três alicerces, o tele-centro, o barco escola para pesca experimental e a maricultura, mas há muito que fazer”, explica o diretor de pesca do município, Claudio Mendes. Para ele, a relevância do projeto está em levar tecnologia para uma atividade carente de políticas públicas. Sediado na colônia de pescadores em Santa Cruz Cabrália, o tele-centro é usado para a capacitação e treinamento. O local, onde já funcionou uma cadeia, hoje abriga 18 computadores, uma sala de aula para videoconferência. (Hugo Passarelli)
fonte : Jornal da tarde
Muitas empresas em porto seguro já estão adotando o serviço da Nextel pois com ela você tem Rádio ilimitado (aperte e fale a vontade ),ligação local ilimitada de Nextel para Nextel , internet ilimitada, SMS ilimitado, por apenas R$9,90 por mês para qualquer operadora agora Santa cruz Cabrália faz parte do Clube graças a tecnologia 3G

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.