Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 24 de outubro de 2010

Cabrália viva esse encanto !!!!

Município do nordeste brasileiro, localizado no extremo sul do estado da Bahia, na Costa do Descobrimento, cidade-berço da Civilização Brasileira. Sua baía, por séculos chamada de "porto seguro" e atualmente de "cabrália", é o local de chegada das caravelas dos portugueses por ocasião do descobrimento do Brasil, em 21 de abril de 1500.

Dados gerais

Abrangendo os municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, a Costa do Descobrimento possui uma extensão litorânea de 165 km. 35% da população nasceu nesta região; 30% é oriunda de outros municípios do sul da Bahia e os 35% restantes é formado por pessoas que vieram de outros estados brasileiros e até mesmo de outros países, como Portugal, Itália, França, Alemanha, Espanha, Argentina e Estados Unidos.
Santa Cruz Cabrália é uma das cidades históricas do estado da Bahia, por nela terem sido realizadas a 1ª (Domingo de Páscoa) e a 2ª (de Posse) Missas no Brasil, ambas celebradas por Frei Henrique de Coimbra, capelão da armada de Pedro Álvares Cabral, em 26 de abril e 1 de maio de 1500, respectivamente, a primeira delas na extremidade sul da Baía Cabrália, mais precisamente no Ilhéu da Coroa Vermelha, e a segunda na Foz do Rio Mutary.
Santa Cruz Cabrália é uma cidade construída em 2 planos, seguindo a tradição portuguesa, tendo sido criada na margem norte da foz do Rio Mutary pelo navegador português Gonçalo Coelho, comandante da 2ª Expedição ao Brasil, que aportou na Baía Cabrália em 1503 para ali deixar os primeiros missionários, aventureiros e degredados, deixados ao lado da Santa Cruz de Posse, e que trouxe consigo, como Observador, o navegador Américo Vespúcio. Neste ano de 1503 o Brasil mudou seu nome de Terras de Vera Cruz para Terras de Santa Cruz.
Oito décadas depois a Vila de Santa Cruz foi transferida para um platô na foz do Rio João de Tiba, o atual Centro Histórico, como forma de proporcionar à população melhores condições de defesa para os freqüentes ataques indígenas.
Além de belas paisagens, esta histórica cidade, berço da Civilização Brasileira, é um bonito porto de pesca.
Na parte alta da cidade, encontram se a Igreja de N. Sra. da Conceição, construída no século XVII, a Casa de Câmara e Cadeia, que abrigou a 1ª Intendência do Brasil, prêdio do século XVIII, e ainda as ruínas de um Colégio Jesuíta do século XVI. A 400 mts fica o Morro do Mirante de Coroa Vemelha, que proporciona uma maravilhosa e inesquecível vista panorâmica de toda a bonita, larga e histórica Baía Cabrália.

Venha viver esses encantos inesquecíveis !!!!!!!!!!!!!
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto. Retrata com fidelidade onde e como os europeus desembarcaram e deram início à civilização brasileira.
Além do mais, desmistifica a farsa "Porto Seguro, berço do Brasil".
Pena que Cabralia sempre teve prefeitos/vereadores tão ignorantes (ou corruptos/corruptores) que não souberam ou não desejaram preservar a importância da BAÍA CABRALIA ("deste porto eguro...") como "berço do Brasil", fato aproveitado pelo carrapato "Porto Seguro", que até mesmo roubou o Marco do Descobrimento da praia dos Lençóis e o levou para lá...
Mas é com textos assim que ainda é possível levar a luz da verdade às pessoas, inclusive aos turistas.
Parabéns.

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.