Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 30 de outubro de 2010

Mamães e papais de Cabrália jogar video game faz aumentar o QI do seu filho !


O escritor americano Steven Johnson é um dos analistas mais influentes na área de tecnologia digital nos Estados Unidos. Seu livro Surpreendente! A Televisão e o Videogame Nos Tornam Mais Inteligentes, lançado recentemente, defende o videogame e a televisão como instrumentos para desenvolver a inteligência das crianças. Nesta entrevista à repórter Ruth Costas, Johnson esclarece seu ponto de vista.
Como o videogame ajuda as crianças a ficar mais inteligentes?O videogame é uma das mídias mais interativas que existem. O jogador é forçado a tomar decisões e para isso precisa sistematizar e avaliar todas as informações disponíveis. Ele necessita definir estratégias para alcançar seus objetivos, de longo ou de curto prazo. O que traz benefício para a criança não é a decisão em si, mas o processo de reunir e analisar informações. Com isso, ela acaba desenvolvendo a capacidade cognitiva e exercitando as estruturas cerebrais responsáveis pelas escolhas e iniciativas.
Não seria melhor obter o mesmo resultado com o estudo da matemática?É equivalente. Depois de alguns anos estudando álgebra na escola, a maioria dos alunos não vai se lembrar das equações e fórmulas que decorou para a prova. O importante é ter desenvolvido o raciocínio lógico-matemático e ser capaz de aplicá-lo no cotidiano. Se o cérebro fosse um músculo, o videogame seria o aparelho de ginástica usado para deixá-lo mais forte. O conteúdo é o de menos.
Os pais devem impor um limite de tempo para as crianças jogarem?Às vezes isso é necessário. É preciso bom senso. Há desconfiança exagerada dos pais em relação aos jogos eletrônicos. Não percebem que, quando estão jogando, as crianças desenvolvem habilidades importantes para o futuro. Elas realmente aprendem coisas relevantes.
Por que o senhor diz que assistir a TV ajuda a ampliar a capacidade mental?Se compararmos a TV com outros meios mais interativos, como o videogame ou a internet, é claro que se trata de uma mídia limitada, que pouco desafia o raciocínio dos telespectadores. No entanto, os programas de hoje são melhores do que os de trinta anos atrás. Estão mais complexos e exigem mais de nossa capacidade mental. Nos seriados há um número maior de personagens e múltiplas histórias secundárias que se entrelaçam. Compare desenhos animados como Os Simpsons com os programas infantis mais antigos. A diferença é enorme.
Usar o computador e jogar videogame são atividades solitárias. Elas não roubam dos jovens um tempo que poderia ser usado para a socialização?Os jovens não estão deixando de ser sociáveis. Só estão adotando novos padrões de relacionamento e de convivência. As crianças costumam jogar videogame em grupo. Enquanto brincam, elas conversam com os colegas, riem e fazem piadas. Muitas aproveitam os jogos em rede e a internet para conhecer gente diferente e criar círculos de amigos. As atividades relacionadas às mídias eletrônicas são mais sociais do que alguns pais acreditam.

fonte revista Veja edição nº1938 11 de janeiro de 2006
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

é verdade a crianças de hoje são bem mais inteligentes do que 30 anos atrás quando nem existia video game adorei a postagem

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.