Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 27 de novembro de 2010

Cabrália conheça o Acarajé ...Culinária também é atrativo turístico...


Acarajé, comida ritual da orixá Iansã. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo, enquanto je possui o significado de comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo”. Devido ao modo de preparo, o prato recebeu esse nome.
O acarajé, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas,Oxum e Iansã. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás. Mesmo ao ser vendido num contexto profano, o acarajé ainda é considerado, pelas baianas, como uma comida sagrada. Por isso, a sua receita, embora não seja secreta, não pode ser modificada e deve ser preparada apenas pelos Filhos de Santo
O acarajé é feito com Feijão Fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Após retirar toda a casca, passar novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal.
O segredo para o acarajé ficar macio é o tempo que se bate a massa.( dica para um bom acarajé veja o braço da baiana, se ela for forte a massa é boa pois é bem batida e o acarajé é bom também ) Quando a massa está no ponto, fica com a aparência de espuma. Para fritar, use uma panela funda com bastante Azeite de Dendê em Porto Seguro e Cabralia misturam com o óleo de soja pois existem muitos turistas das regiões sul e sudeste e centro-oeste que não tem costume de comer alimentos com o dendê.
Normalmente usam-se duas colheres para fritar, uma colher para pegar a massa e uma colher de pau para moldar os bolinhos. O azeite deve estar bem quente antes de colocar o primeiro acarajé para fritar.
As baianas costumam colocar em sua banca pé de pimenta e de arruda para tirar o mal olhado.
ingredientes
2 kg de feijão fradinho;
3 dentes de alho;
Azeite de dendê para fritar
Sal a gosto.

                                       foto Karime Xavier 
Acarajé na mão
preparo
Coloque o feijão fradinho de molho em água fria por 4 horas.
Quando o feijão começar a inchar, lave-o com água fria até soltar toda a casca.
Moer o feijão sem casca (em moinho especial ou processador) até formar uma massa branca espessa e acrescente o alho previamente moído.
Aquecer frigideira ou tacho com quantidade suficiente de azeite de dendê para cobrir os bolinhos de acarajé enquanto são fritos.
Os bolinhos devem ser feitos com uma colher (quantidade de massa que é retirada com uma colher do recipiente)
Frite em azeite bem quente virando-os uma única vez. Os bolinhos devem ficar com uma tonalidade avermelhada por fora e claro por dentro.
Sirva com pimenta, vatapá, caruru, camarão seco e salada de tomate verde, cebola e coentro. ( você escolhe o quer colocar dentro do acarajé, eu mesmo não gosto de Quiabo que é o caruru e sempre peço o meu sem ele )

Dicas:

Em Cabrália os melhores Acarajés são o da Jaque e do Baiano que ficam em Coroa Vermelha em Porto Seguro os melhores são os das baianas que ficam na Cidade Histórica.

Fez turismo na Bahia e não comeu Acarajé, não conheceu a Bahia de verdade...

Fonte : Baiana e Baianos da cidade Histórica de Porto Seguro e Coroa Vermelha- Cabrália
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

Legal saber que existem pessoas que gostem de ajudar as baianas de acaraje de nossa cidade

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.