O Massacre na Igreja
Na noite de Natal, quando Cabrália ainda era um vilarejo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição sofreu o mais cruel ataque dos índios Aimoré. O templo já havia sofrido outros ataques, porém o daquela noite foi o mais terrível.
Segundo a lenda, os índios armados com tacapes e bordunas invadiram a Igreja e a primeira vítima a tombar sem vida foi o padre que celebrava a missa naquele instante. Os índios enfurecidos após matarem os fiéis, destruiram o altar, os quadros, imagens sacras e tudo que encontravam pela frente.
Apenas um menino consegui escapar com vida, fugindo pela praia, em direção a cidade de Porto Seguro, levando a notícia aos colonos portugueses daquela comunidade.
Alguns anos depois foram encontrados, à margem do rio Mutari, a patena, o pé do cálice e a ossada do padre.
O Pé de Malembá
Os moradores mais antigos de Cabrália contam que o pé de malembá ao ser plantado, foi amarrado a uma estaca de madeira. Com o passar dos anos, a árvore foi crescendo e as pessoas ficavam impressionadas com o que viam. “Ao mesmo tempo em que crescia, o malembá engolia para dentro do seu tronco a estaca de madeira”.
Hoje, quem acompanhou o fato, jura que a estaca encontra-se dentro da árvore! Verdade ou mentira, o frondoso malembá encontra-se imponente nos seus quinze metros de altura.
Fonte : O povo conta









