12000 A.C.
O homem ainda está nos primórdios da agricultura, mas na China a Cannabis sativa já era usada para fazer cordas e tecidos.Vasos da época, achados num sítio arqueológico, tinham marcas de cordas de cânhamo
2300 A.C.
O mais antigo manual médico, o Pen Tsao, da china, recomenda o cultivo da planta. No manual, ela é indicada contra constipação, malária e problemas menstruais...
430 A.C.
O historiador grego Heródoto relata a primeira utilização como droga: o uso ritual e recreativo da maconha entre os cita, povo que vivia no atual Casaquistão
1450
O alemão Johannes Guterberg cria a impressão com tipos móveis para fazer livros. Ele apresenta a primeira Bíblia impressa da história, que é feita de papel de cânhamo.
1549
A cannabis surge no Brasil trazida por escravos angolanos, que tinham permissão para plantá-la nas fazendas. O hábito de fumar maconha chega aqui antes de virar moda na Europa.
1752
O naturalista sueco Carl Linnaeus, criador do atual sistema científico de classificação de espécies, batiza oficialmente a planta da maconha com o nome "Cannabis Sativa"
1798
Em campanha no Egito, Napoleão descobre que a população local fuma haxixe e proíbe seus soldados de consumir a droga. É a primeira proibição de um derivado da Cannabis.
1830
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro cria a primeira lei que restringe no Brasil o comércio da maconha, chamada de "pito do pango". A pena para o usuário da erva, é de três dias de prisão.
1928
Na Inglaterra, fica proibido o uso recreativo da Cannabis, mas a lei não impede que o cânhamo continue a ser cultivado para a produção d fibras, usadas na fabricação de cordas e tecidos.
1937
É decretado o Ato de Taxação da Marijuana nos Estados Unidos e Samuel R. Caldwell é o primeiro americano preso por vender maconha.
1961
A Convenção Única de Entorpecentes da Organização das Nações Unidas (ONU) lança um documento no qual os países membros se comprometem a combater e diminuir o abuso de drogas no mundo, inclusive da maconha.
1967
O tetraidrocanabinol, o THC, princípio ativo da maconha, é sintetizado pela primeira vez. O método para purificação da substância ajuda no desenvolvimento de pesquisas sobre os efeitos da droga.
1976
A Holanda liberaliza sua política para a maconha. Hoje, ela permite o porte de até 30 gramas. Em lugares licenciados, é liberada a venda de até 5 gramas diárias por usuário, maior de 18 anos.
1986
O uso de THC sintético, sob o nome Dronabinol, é liberado nos Estados Unidos para tratamento de náusea e vômitos provocados pela quimioterapia em pacientes com câncer.
1991
O receptor de canabinóides 1 ( cb1), proteína humana que reage com o THC, é reproduzido em laboratório. Isso permite rastrear o corpo em busca de cada região afetada pela presença de THC e de outros canabinóides.
1992
Descobre-se o primeiro " endocanabinóide", substância feita pelo próprio corpo que se encaixa no receptor canabinóide. Ela é batizada de anandamida( da palavra ananda" felicidade" em sânscrito ).
2004
A Inglaterra muda a posição da maconha em sua escala de drogas segundo os danos causados. Ela sai da classe B ( onde estão as afetaminas ), para a classe C, ao lado de calmantes e anabolizantes.
2005
O Brasil muda sua legislação antidrogas e elimina a pena de prisão para os usuários. O texto da lei, no entanto, não faz uma diferença clara entre usuário e traficante. Ainda cabe à polícia interpretar cada caso.