Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O brasil antes de Cabral...


Cabrália a eterna viajante ... e a futura união entre países ásiaticos e Latinos americanos...daqui 50 milhões de anos...


Você já ouviu falar de um município chamado Presidente Juscelino, no sertão do Rio Grande do Norte? Pois lá repousa o pedaço mais antigo de toda a América do Sul. É uma pedreira que se formou há 3,4 bilhões de anos, quando os primeiros fragmentos da crosta terrestre começaram a se solidificar. Foi o ponto de partida de uma longa viagem.
O Brasil que fala português pode ter só 500 anos, mas o terreno onde o país se instalou é, do ponto de vista geológico, um ancião. “O território brasileiro participou, desde o início, de todas as transformações da história da Terra”, conta o geólogo Benjamin Bley, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. O mapa-múndi, explica ele, é como um quebra-cabeça em permanente movimento. Os continentes se formam e se desmancham, mudando de lugar o tempo todo. O que impulsiona tudo isso é a dança eterna dos imensos blocos de rocha – as placas tectônicas – que flutuam sobre a massa incandescente das profundezas do planeta.
Por isso é que o Brasil se encaixa direitinho no litoral africano. Quando surgiram os dinossauros, a América do Sul e a África estavam unidas num único continente, chamado Gonduana. O surgimento do Oceano Atlântico provocou a separação entre elas, há 105 milhões de anos – um divórcio irreconciliável, pois a América do Sul está se deslocando cada vez mais para noroeste. A cada ano, ela se afasta de 2 a 3 centímetros da África. Acabará por se juntar à Ásia, numa viagem que ainda levará entre 20 e 50 milhões de anos. O nome do futuro continente será uma engraçada mistura entre as palavras América e Ásia: Amásia.
Isso acontecendo,daqui a 50 milhões de anos a Ásia e America latina irão se unir,imagine isso acontecendo em dias de hoje, idéias e pensamentos e culturas totalmente diferentes, um japão todo organizado tendo que acabar com guerrilheiros colombianos, asiáticos e Hugo Cháves, seria pau feio né, mas isso eu não vou ver pois não vou viver até lá para ver essa briga mas gostaria de ver, fiquei até curioso quando comecei a estudar sobre esse assunto, agora vou estudar sobre o assunto de que a maré está subindo, pois se a América do Sul, nossas praias brasileiras estão recuando por que estão falando para nós que a maré está subindo,mas como,pode ser pelo o deslocamento das placas modificando toda geografia do velho mundo, valeu Cabrália até a próxima ...
Fonte de estudo : Revista Super interessante 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.