A Vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, é uma excelente opção para quem busca tranqüilidade e privacidade aliados à natureza repleta de matas, rios, manguezais e uma linda praia. Localizado a 750 km de Salvador, o vilarejo fica perto de Porto Seguro e é formado por uma enseada onde o mar e o rio João de Tiba se encontram perto de Porto Seguro.
As águas mornas e calmas propiciam a atividade, além da tranqüilidade do rio, que protegida por recifes contribui para atividades náuticas. A paisagem chama a atenção dos visitantes pela beleza do conjunto que se forma, com os coqueirais, o manguezal e as águas calmas da praia. Na praia de Santo André um atrativo é a prática da pesca com molinete ou rede em alto mar, que é comum na região. É importante ter cautela na hora dos banhos de mar, pois as águas calmas e mornas são também profundas.
Como opções de lazer o local, oferece aulas de windsurf, passeios de caiaque, luaus, promovidos pelas pousadas e hotéis, além de passeios para comprar o artesanato produzido pelos moradores. Alguns restaurantes da vila oferecem aos visitantes uma passarela de madeira sobre o mangue, para que haja um contato com um dos principais ecossistemas da região.
Uma das opções de passeio é a do Recife de Araripe. O roteiro é feito pelo rio João de Tiba, indo até uma área, em alto mar, que preserva recifes de coral. Suas piscinas naturais são parada obrigatória para mergulho. Há também a opção de passeio à noite, com parada para andar de caiaque. O passeio de jipe também é outra opção muito procurada. Ao todo, 40 quilômetros de praias – até o litoral de Belmonte – são percorridas a bordo do veículo 4X4 (veículo com tração nas quatro rodas para não atolar na areia), com parada para o almoço na Praia de Guaiú.
Para quem quiser explorar os arredores da vila, há lindas praias que devem ser visitadas. A Praia de Jacumã, por exemplo, é boa para banhos e caminhadas, e conta com baianas de acarajé servindo especiarias da culinária baiana, além do famoso coco gelado. Há também a Praia das Tartarugas, com areia clara e trechos com formações rochosas. As águas são calmas e formam piscinas naturais quando a maré está baixa. Outra opção é a Praia das Conchas, onde formam-se piscinas naturais no recife costeiro em que podem ser apreciadas várias espécies marinhas, além das interessantes conchas coloridas, típicas da região, que são usadas para fazer cortinas.









