Agilizar as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Porto Seguro para garantir o conforto necessário aos passageiros, antes do Carnaval. Esse foi o objetivo da vistoria de fiscalização da Agerba e do Derba, realizada na última segunda-feira no aeroporto, em todos os setores do terminal. Engenheiros, arquitetos e técnicos da cidade, o deputado federal Jânio Natal e representantes do trade turístico, como Luigi Rotunno, do La Torre Resort, acompanharam os diretores dos órgãos estaduais de transportes, durante o encontro com os engenheiros e técnicos da Sinart, empresa que administra o aeroporto de Porto Seguro. Entre as primeiras providências foi pedida a retirada de tapumes, a liberação de áreas agora interditadas, a instalação de mais cadeiras nas salas de espera e a instalação e ligação do ar-condicionado em vários setores.
Atualmente as obras obrigam os passageiros a utilizar acessos provisórios e ziguezaguear entre tapumes e operários: “O secretário estadual de infraestrutura determinou que fosse feita esta vistoria pela Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), e pelo Derba (Departamento de Infraestruturas de Transportes da Bahia) e a própria Sinart, não queremos saber do passado, queremos saber do futuro, para que o aeroporto tenha suas estruturas melhoradas pelo menos até o Carnaval”, explicou o Deputado Federal Jânio Natal (PRP). “Descobrimos vários problemas e estão sendo anotados e essas coisas serão melhoradas ou adequadas, estamos zelando pelo turista visto que o turismo é nossa principal indústria e Porto Seguro é a terceira maior cidade do Brasil, a nível turístico”, completou.
De acordo com os representantes do setor turístico, a infraestrutura e o conforto aeroportuário são fundamentais para deixar uma boa impressão no visitante: “O momento da chegada é da máxima importância, porque é o primeiro contato do turista com a cidade”, afirmou Luigi Rotunno, diretor geral do La Torre Resort, principal parceiro da Axé Brasil que opera o voo semanal Milão-Porto Seguro, importante linha de comunicação entre a Europa e a Bahia; “por isso, dentre outras coisas, como prioridade, solicitamos a ligação do ar condicionado no desembarque internacional”, concluiu.
Segundo o responsável da Agerba, a maior parte das obras deverá estar pronta para o Carnaval: “Nossa vinda foi para verificar o andamento da obra e tentar otimizar, organizar e cobrar o cronograma de execução dela para que consiga estar, pelo menos com grande parte dos trabalhos finalizados e a parte utilizada pelos passageiros pronta até o Carnaval”, afirmou Renato Andrade, diretor executivo da Agerba. “A prioridade agora é terminar o mais rápido possível para que a gente não desatenda um portal de entrada na Bahia tão importante que é Porto Seguro”, ressalta o técnico. Ampliação do terminal, dos estacionamentos e o recapeamento da pista são alguns dos serviços que estão sendo realizados.
Fonte jornal turismo







