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sábado, 19 de março de 2011

Japão mata em média 1.004 Baleias por ano " a justiça tarda mais não falha"


O troco da Natureza


Enquanto o mundo pede o fim da caça às baleias, Japão sonha com o novo Nisshin Maru

Apesar dos apelos globais contra a matança de baleias, governo japonês planeja a construção de um novo navio-fábrica, três vezes maior do que o atual.
Cidadãos e governos de todo o mundo têm pressionado cada vez mais o Japão, pedindo para que o país desista de suas atividades baleeiras no santuário de baleias no Oceano Antártico. Mas começam a apartecer sinais de que os japoneses planejam construir num novo navio-fábrica com o qual poderão estender a caça de baleias por décadas.
A idéia é substituir o Nisshin Maru, que tem 20 anos e pegou fogo no início deste ano, ficando seriamente avariado, tendo que ser rebocado de volta ao porto no Japão. Ele está de volta ao mar este ano depois de passar por uma grande reforma.
Segundo o jornal Suisan Keizai, da indústria pesqueira japonesa, "o Nisshin Maru está ficando velho e sua capacidade para armazenar carne de baleia não é suficiente para atender a demanda exigida pela recente expansão da atividade de pesquisa baleeira. Há algumas vozes pedindo um novo navio-fábrica. O atual, Nisshin Maru, pegou fogo não apenas este ano, mas também uma vez no passado. E nos dois casos, as causas do incêndio ainda não foram identificadas..."
As tais 'vozes' que pedem por um novo navio são as únicas beneficiárias do programa de caça às baleias do Japão: um punhado de burocratas que estão gastando dinheiro público para prosseguir com um programa de pesquisa que não gera ciência útil e carne de baleia que fica estocada sem mercado de venda.
A Agência Pesqueira Japonesa tem silenciado sobre os relatórios sobre os bilhões de iens de dinheiro público japonês gastos no novo navio-fábrica baleeiro. Recente pesquisas de opinião pública no Japão revelam uma queda no consumo de carne de baleia entre os jovens japoneses. A Agência e o punhado de burocratas que se beneficiam da caça às baleias sem dúvida apostam que os planos de se construir a nova embarcação permaneçam escondidos até que seja tarde demais para interrompê-los.
Como é esse novo navio-fábrica baleeiro?
Se os baleeiros japoneses querem um navio-fábrica que possa armazenar toda a carne de baleias obtida no atual programa de pesquisa (intitulado Jarpa II), ele precisa ser capaz de estocar até 6 mil toneladas de carne. O atual navio, o Nisshin Maru, tem a capacidade de armazenar cerca de 2 mil toneladas. Isso revela que o novo navio-fábrica terá que ser pelo menos três vezes maior do que o atual.
O Nisshin Maru custou 7 bilhões de iens (cerca de US$ 63 milhões) 20 anos atrás. O novo navio deve então custar entre 14 e 21 bilhões de iens (entre US$ 125 milhões e US$ 188 milhões).
Quem financia a construção?
O financiamento privado do novo navio é improvável já que nenhum banco ou instituição financeira privada emprestaria dinheiro para a caça às baleias devido à queda no consumo de carne de baleia no Japão e ao risco existente para sua reputação internacional.
Por isso, é mais provável que a nova embarcação seja financiada com dinheiro público de instituições do governo japonês, principalmente a Fundação para a Cooperação de Pesca em Alto-mar.
Em março de 2007, a Fundação mudou suas regras para dar empréstimos, informando que assim o fará para proposta que se encaixem na categoria de "cooperação em esforços internacionais para o manejo de recursos pesqueiros". As novas regras contêm a frase que claramente sugere sua intenção de providenciar empréstimo para as atividades baleeiras:
"Cooperação em esforços internacionais para o manejo de recursos pesqueiros se aplica a propostas que contribuem para a pesquisa e estudo do manejo de espécies de peixes, incluindo mamíferos marinhos..."
Sem surpresa, o presidente da Fundação é Michio Shimada, ex-diretor geral da Agência Pesqueira Japonesa, que gerencia as operações baleeiras do país. A Agência Pesqueira Japonesa também deu cerca de 1,2 bilhão de iens (ou US$ 10,5 milhões) em subsídios anuais para a Fundação.
Se a Fundação está emprestando dinheiro para a construção de um novo navio-fábrica baleeiro, então o dinheiro de impostos do Japão será usado para financiar o empreendimento.
Fonte :Greenpeace
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