Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Em 2016 Brasil poderá ter o voto distrital...o que é voto distrital ?


Cabrália News junto com Estadão apoia essa campanha...

Enquete do Estadão. Apoie!

Ontem o Estadão escreveu sobre as propostas de reformas políticas. Entre elas está a do Voto Distrital, na qual você pode votar no site do Estadão e dar mais evidência a essa proposta.
Neste exato momento o Voto Distrital é o preferido entre os outros modelos. Vamos mostrar que não somente somos preferidos pela população, mas que somos muito mais preferidos. Nossa meta é superar os 50% de preferência.
(Pesquisa aponta que 42,65 são a favor do voto distrital em 2016)
Vote pelo Voto Distrital na enquete do Estadão

Na enquete você pode ver pontos positivos e negativos sobre cada modelo. As críticas apresentadas ao Voto Distrital estão respondidas abaixo:

“Enfraquecer os partidos políticos”
Os partidos são fracos no atual sistema e há divergencias ideologicas quase em todos. O Voto Distrital aumenta o contato entre políticos e eleitores, colocando a agenda legislativa mais próxima dos desafios e necessidades da sociedade. Com isso, aumenta também a credibilidade das instituições partidárias e do Legislativo – fortalecendo os partidos ao invés de enfraquece-los. Além disso, cada partido necessita escolher bem quem irá representar ele em cada região, o que exige uma melhor qualidade do candidato e consequentemente mais qualidade nos processos de decisão de cada partido.

“Causa a infidelidade partidária
O candidato eleito não mudaria de partido para ganhar eleições, como acontece hoje em dia. Para ser candidato, não basta ele ter prestígio e contatos dentro do partido, mas representar e ter vínculos com aquela região. Os partidos devem trabalhar assim com a afiliação partidária em cada região desenvolvendo programas políticos que engajem os eleitores a participarem de suas propostas. No sistema de Voto Distrital, não há motivo para o político trocar de partido, a não ser que não concorde mais com as políticas defendidas por ele.

“Os deputados virariam vereadores de luxo”
Não é por ter sido eleito por um distrito que um candidato não se sentirá motivado a tratar de temas nacionais. No nosso caso, como o voto distrital fortalece a representação das capitais e grandes cidades (onde se encontra o eleitorado mais politizado do país), ele abre caminho para que os candidatos defendam uma agenda de questões muito mais ampla. Deve-se também considerar que a maioria dos “temas locais” são, de fato, nacionais como meio ambiente e saneamento, transporte e qualidade de vida, criação de empregos, saúde e educação, apenas para citar os mais importantes.
No Voto Distrital o eleitor consegue fiscalizar a atuação do seu político e ter seus interesses nacionais representados.

Apoie o Voto Distrital na enquete do Estadão. acesse o site ;


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.