Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O GRANDE CICLO DAS ERAS E O FINAL DOS TEMPOS


Inscrições maias de Tortuguero

Tortuguero (ou El Tortuguero) é um sítio arqueológico maia, situado perto de Tabasco, no México, que acolheu uma cidade maia durante o período clássico maia. A maioria dos monumentos sobreviventes de Tortuguero são do reinado de B'alam Ajaw (Senhor Jaguar), que governou de 644 a 679 d.C..Estes monumentos registam várias vitórias em estados próximosO local tem sido bastante danificado por furtos e pelo que chamam de desenvolvimento, inclusive, em 1960 foi lá construída uma fábrica de cimento…
O monumento 6 de Tortuguero encontra-se a gerar discussão, dado que possui a única inscrição conhecida alusiva ao final do actual período - conhecido como Baktun 13 - em 2012. Este monumento foi erguido em torno de 670 d.C. e entretanto sofreu desgastes, portanto, nem tudo o que está nele escrito pode ser traduzido, restando apenas especulações. O que está escrito e que pode ser lido actualmente é o seguinte:
No idioma Maia: “Tzuhtz‐(a)j‐oomu(y)‐uxlajuunpik (ta) Chan Ajawux(‐teʹ) Uniiw. Uht‐oomEk’‐? Y‐em(al)?? BolonYookteʹ (Kʹuh) ta?”.
Em Inglês: “The Thirteenth Bak’tun will end(on) 4 Ajaw, the 3rd of Uniiw(a.k.a 3 K’ank'in). ?? will occur. (It will be) the descent(?) of the Nine Support? (God(s)) to the ?.” (tradução de David Stuart).
Em Português: “O 13º Baktun terminará a 21 de Dezembro de 2012.?? Ocorrerá. A descida (?) do deus(es) de nove pés para?.”
(Nota: as interrogações são glifos ininteligíveis)
Apesar das partes ininteligíveis, a inscrição de Tortuguero parece descrever um acontecimento que envolve a descida de um deus (ou deuses), aparentemente o deus Bolon Yokte.
Bolon Yokte pode ter muitos significados: bolon = nove, y = pluralidade, ok = pé e te = árvore. Daí surgiu que Bolon Yokte pode significar deus dos nove passos, ou deus dos nove pés, deus de muitos avanços, deus de muitos suportes/apoios… Há também a sugestão de que Bolon Yokte é antes Balan Yokte, significando então árvore dos pés do jaguar. Em representações maias, como por exemplo nos murais de San Bartolo, aos pés da árvore da criação (associada à Via Láctea) aparecem uns misteriosos pés de jaguar.
O que existe de consenso é que Bolon Yokte é o deus da mudança, da destruição e da criação. Contrariamente a divindades maias mais comuns citadas diversas vezes - como as da chuva, dos ventos, da noite - Bolon Yokte é citado apenas no monumento 6 de Tortuguero, no códice de Dresden e aparece no desenho do Vaso dos 7 Deuses ou Senhores que estavam presentes no momento da criação do mundo. Que significará a presença em 2012 de uma divindade presente na criação do mundo? Apesar da inscrição incompleta de Tortuguero, a mera presença de Bolon Yokte sugere criação, renovação.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.