Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Câmara de Cabrália volta do recesso e o clima promete se acirrar


A Câmara de Vereadores de Cabrália volta do recesso hoje dia 28/02, terça-feira. Até aqui o Governo Municipal não tem enfrentado grandes dificuldades para aprovar aquilo que precisa para tocar seus projetos com tranquilidade, mas esse clima de lua de mel promete acabar.

Com a proximidade do período eleitoral, a expectativa é a de que alguns vereadores, cujos partidos não devem ficar com o Prefeito Jorge Pontes (PT) na busca por sua reeleição, comecem a utilizar a tribuna do parlamento e a trabalhar nos bastidores para dificultar a vida do Executivo.


O que faz um vereador em Cabrália?

Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.
Também compete aos vereadores outros atos normativos da cidade, como, por exemplo, regulamentar a atuação de vendedores ambulantes ou elaborar o Plano Diretor do município e cumprir outras funções meramente burocráticas, como denominar ruas e outros espaços públicos.
Eles possuem uma responsabilidade constitucional. São eles os principais elementos desse importante instrumento: Acompanhar o andamento dos gastos orçamentários e não permitir que alguns prefeitos desviem dinheiro da educação para obras com fins eleitoreiros.

Diante dessas informações, vem um pergunta: em Cabrália acontece isso?

O Vereador pode e deve cobrar o bom funcionamento dos órgãos públicos municipais utilizando principalmente das suas prerrogativas mandatárias. Porém, muitos se utilizam desse aspecto para trocar votos por favores. A maioria dos nossos vereadores são adeptos das trocas de favores. Existe vereador, em nosso município, que nunca se pronunciou em plenário, mostrando total despreparo para a função.

Muitos não conhecem sequer o regimento interno da câmara. Assim, contrata-se um advogado, muitas vezes medíocre, para atuar quando necessário, agindo de forma ditatorial.

Houve casos de vereadores que contratava pessoas para discursar em seu lugar em época de campanha eleitoral, lhes dando uma "procuração" para se mostrar ao público, outros nem se quer subiam em palanque, porque realmente não tinham nenhuma proposta, e assumiam uma "crediencial" para o cargo porque são filhos de fulano ou cicrano.

A maioria dos nossos vereadores efetivemente não cumpriram com suas reais funções, decepcionado a maioria de seus eleitores.

Fica um alerta para o cidadão cabrailense: somos nós cidadãos que poderemos efetivamente contribuir para um futuro melhor da nossa sociedade. Pense nisso antes de escolher o seu vereador. E, lembre-se: Não basta votar, tem que acompanhar a atuação dos nossos mandatários.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.