Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Otimista, brasileiro procura mais emprego em janeiro


O comportamento otimista da população brasileira em janeiro fez com que, pela primeira vez na história, a PEA (população econômica ativa, que se traduz no número de pessoas que procuram emprego) crescesse no primeiro mês do ano, que sazonalmente é um período de demissões e inibe a busca de emprego causando a redução sistemática no período. 

A PEA em janeiro de 2011 era de 21,969 milhões de pessoas, enquanto em janeiro deste ano esse número foi de 22,278 milhões de pessoas, alta de 1,4%. Na relação com dezembro de 2011 (com 22,158 milhões de pessoas), a PEA cresceu 0,4%. 

Segundo a Fundação Seade e o Dieese, o otimismo pode, inclusive, ter influenciado na alta da taxa de desemprego, que passou de 9,1% em dezembro, para 9,5% em janeiro. A explicação para essa hipótese é que, como janeiro é um mês com baixa oferta de emprego, e mais tentaram entrar no mercado de trabalho, o número de pessoas que se declaram desempregadas também cresceu. 

"Com mais pessoas procurando uma oportunidade em um mês marcado sempre pela eliminação de vagas, pode ter influenciado na alta do desemprego, que já era esperado e é comum nesses meses", justifica Alexandre Loloian, economista da Seade. 

Para Sérgio Mendonça, do Dieese, a elevação da PEA é uma boa surpresa porque indica que as pessoas se sentiram motivadas em buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. "Isso pode indicar que os brasileiros acreditam que a economia está em uma fase positiva e que isso se reflete em emprego", analisou Mendonça. 

A pesquisa de emprego da Seade/Dieese é realizada mensalmente nas sete regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal. 

"A vida dos economistas está piorando porque, se antes a gente já errava, agora erramos mais por conta do grau de incerteza econômico atual. O período otimista do Brasil contrasta com o cenário adverso internacional. A elevação da PEA ", brincou o economista da Dieese, Sérgio Mendonça. 

Mendonça analisa ainda que o ano deve ter um comportamento típico, com aumento do desemprego até abril. "A partir de maio, a geração de emprego deve aumentar e, com o cenário que vislumbramos agora, de queda de juros e da inflação, o ano deve ser bom. Esses fatores podem impulsionar o aumento do rendimento dos trabalhadores."
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.