Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 15 de abril de 2012

Observadores da ONU vão chegar à Síria no domingo para checar trégua


A primeira missão de observadores da ONU vai chegar neste domingo (15) à Síria para supervisionar o cessar-fogo entre o regime Assad e os rebeldes oposicionistas, disse à France Presse um porta-voz das Nações Unidas.

"Imediatamente depois que o Conselho de Segurança aprovou a resolução, cinco ou seis observadores militares pegaram um avião. Provavelmente chegarão à Síria amanhã (domingo)", explicou Kieran Dwyer, porta-voz do departamento de operações para a paz da ONU, que acrescentou que outras 25 pessoas viajarão "nos próximos dias".
Uma parte dos observadores é proveniente da sede da ONU em Nova York, disse Dwyer.

"A maioria vamos mover de missões próximas à região, por isso teremos pessoas experientes", disse Dwyer.
"Sua principal tarefa será estabelecer um quartel-general e depois rapidamente tentarão entrar em contato com o governo sírio e com suas forças de segurança, assim como com as forças da oposição".
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o enviado da organização para a crise síria, Kofi Annan, celebraram a adoção de resolução do Conselho de Segurança autorizando o envio de um time de monitores ao país conflagrado.
Ban disse que o governo da Síria tem a "responsabilidade primária" de parar a violência no país e retirar suas forças de áreas urbanas, conforme o plano de paz negociado por Annan.
O Conselho Nacional Sírio, principal coalizão da oposição ao regime Assad, comemorou a resolução e disse estar pronto a agirt para que o plano de paz tenha sucesso.
A oposição afirmou que pelo menos 6 civis morreram em ataques de forças do governo a manifestação.

G1

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.