Com o início da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, uma campanha veiculada nas mídias sociais pode ajudar na criação de unidades de conservação marinhas no Brasil. Esta é a proposta da Campanha “Levante a mão por Abrolhos”, encabeçada pelo Instituto Baleia Jubarte –ONG de atuação internacional sediada na Bahia – a menos de um mês da confirmação de que a proposta de criação das Unidades de Conservação de Abrolhos elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) não seria assinada na Conferência, uma vez que o próprio governo optou por recuar. Com a Campanha “Levante a mão” o IBJ quer chamar a atenção dos brasileiros para a conservação marinha, com foco em Abrolhos, principal ponto de reprodução das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul Ocidental.
Para sensibilizar a opinião pública, levar informações acerca do assunto e esclarecer alguns pontos que podem despertar curiosidade por parte da população, a Ong tem como meta fomentar a adesão da comunidade e, com isso, a mobilização junto a autoridades. Os Refúgios da Vida Silvestre da Praia do Forte e da Baleia Jubarte, na Bahia e no Espírito Santo, respectivamente, e a Área de Proteção Ambiental de Abrolhos são unidades de conservação que não saíram do papel. Somam-se a elas várias outras, o que demonstra que mesmo sendo estes ecossistemas frágeis, sendo os primeiros a sentir o impacto do aquecimento global e de outras mudanças climáticas, eles não recebem a atenção merecida do governo e de boa parte da população, muitas vezes, por falta de informação.
A Campanha
Com o lema “Levante a mão”, a ideia é fazer com que as pessoas se movimentem em prol da criação das unidades de conservação marinhas. “Movimente-se” é o cerne do teaser que circula pelo ambiente virtual para despertar a curiosidade e deixar a mensagem de que é preciso descruzar os braços e fazer algo pelo meio ambiente. A ideia é mobilizar no mundo online para promover ações no mundo offline. Interagindo com as peças virtuais, seja compartilhando, curtindo ou comentando, os internautas poderão servir de multiplicadores da causa, contribuindo para a reflexão sobre a importância da biodiversidade marinha.
A Campanha “Levante a mão” acontece, paralelamente, à divulgação do Manifesto para a criação de unidades de conservação marinhas, por todo o Brasil, encabeçada pela Conservação Internacional e apoiada pelo Instituto Baleia Jubarte e muitas outras instituições ambientais, como forma de fortalecer a ação e somar forças para a luta em prol da vida marinha.
Para a presidente do Instituto Baleia Jubarte, Márcia Engel, “a Campanha é importante para aumentar o grau de informação da comunidade em geral sobre o tema, elucidando suas dúvidas e fomentar uma postura mais consciente e sustentável no dia-a-dia das pessoas”, afirma. Este último objetivo fica claro quando pensamos que um dos conceitos trabalhados na Campanha “Levante a mão” é o fato de que atitudes simples no nosso dia-a-dia podem repercutir em lugares onde nem podemos imaginar.
“Por não terem contato com a vida marinha, até mesmo pelas características da vida moderna, as pessoas costumam se esquecer, e muitas nem sabem, do potencial de vida que há nestes biomas marinhos”, afirma Márcia.

.jpg)
.jpg)





