Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cartório Eleitoral de Porto Seguro prepara urnas para as eleições



O Cartório Eleitoral da 122ª Zona, que atende Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, realizou nesta quarta-feira (26) a inserção de dados dos candidatos e dos eleitores nas urnas que serão utilizadas no dia 7 de outubro nesses dois municípios.

Ao todo, o Cartório Eleitoral recebeu 292 urnas, sendo 211 destinadas a Porto Seguro, 48 para Cabrália, 5 para justificativa de voto e 18 urnas reserva para eventuais trocas que sejam necessárias no dia da votação.

Na eleição passada foi realizada a troca de apenas uma urna e, neste ano, o chefe do Cartório Eleitoral em Porto Seguro, Anderson Hermano de Oliveira, espera não precisar fazer nenhuma substituição.

“É um sistema muito seguro. A urnas são testadas várias vezes antes do dia das eleições, e também contamos com os técnicos, caso dê algum problema”, explicou.

De acordo com Anderson, as urnas vieram de Eunápolis já com as bobinas (papel onde é feita a impressão) trocadas e as baterias com carga.

“Em Porto Seguro nós inserimos os dados dos candidatos e dos eleitores, e fazemos um novo teste das urnas. No dia 5 de outubro, todas elas são religadas e verificamos carga e outros detalhes, para checar se alguma apresenta problema. Quando aparece na tela os dizeres ‘Esta urna só funcionará a partir das 7h do dia 7/10/2012’, a urna está ok”, destacou.

A equipe do Cartório Eleitoral trabalha em ritmo acelerado para ultimar os preparativos visando as eleições do dia 7. A estrutura e a logística estão sendo montadas de forma que tudo funcione bem durante o pleito, que se estenderá das 8h às 17h. Nem eventuais falhas no fornecimento de energia elétrica em algumas localidades, como é comum acontecer, ameaçam comprometer a votação. De acordo com Anderson, cada urna tem uma bateria interna que dura até 12 horas. “Se a bateria interna acabar, ainda tem a bateria externa, que enviamos junto com as urnas para algumas localidades, como Caraíva, por exemplo”, observou.

Resultado

Se a logística planejada funcionar na prática, como espera o chefe do Cartório Eleitoral, a população de Porto Seguro deverá conhecer o novo prefeito e os 17 vereadores por volta das 22h do dia 7, ou seja, poucas horas depois de encerrada a votação. “O que limita são locais distantes como Caraíva, São Geraldo e Assentamento Chico Mendes. A votação acaba às 17h e as urnas desses locais deverão chegar ao Fórum Eleitoral por volta das 21h, quando quase todas as demais urnas já foram apuradas. Dependendo da diferença dos votos, o resultado para prefeito já poderá ser conhecido por volta desse horário.”


RADAR 64
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.