Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 15 de setembro de 2012

Sesab classifica invasão do Hospital do Subúrbio com caixão como "atitude criminosa" na BAHIA

Secretaria diz que imagens foram encaminhadas para autoridades para que quem invadiu seja responsabilizado


Da Redação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) classificou como "atitude criminosa" o protesto em que familiares e amigos de um jovem morto invadiram o Hospital do Subúrbio com o caixão do rapaz na sexta-feira (14). Eles alegam que Deivison Luis de Santana, 23 anos, morreu por conta da demora e negligência no atendimento médico. Já ontem o Hospital do Subúrbio informou que registrou uma ocorrência na 5ª Delegacia (Periperi) e hoje a Sesab informou que as imagens da invasão foram enviadas às autoridades.

Segundo a Sesab, em nota divulgada neste sábado (15), "todo o atendimento necessário foi prestado ao paciente, sempre que solicitado, no Hospital do Subúrbio (por duas vezes) e no Hospital Couto Maia".

As imagens registradas por veículos de TV foram encaminhadas para as autoridades para identificação e responsabilização legal dos envolvidos, segundo a Sesab, que destaca ainda que houve depradação do patrimônio público e risco para os pacientes que estão internados na unidade.

Um computador foi quebrado durante o protesto, mas Cristiane de Jesus, amiga de Deivison, diz que o incidente aconteceu quando um segurança do local tentava agredir manifestantes. "Ele empurrou uma pessoa que acabou se batendo na máquina. Se quebrou, a culpa não foi nossa, fizemos uma manisfestação pacífica", diz.

Lamentando o ocorrido, a secretaria diz que se solidariza com os parentes de Deivison, que morreu de leptospirose, e que está à disposição em caso de dúvidas.


Familiares entraram no Hospital do Subúrbio com o corpo da vítima

Confira a íntegra da nota

A respeito da invasão da emergência do Hospital do Subúrbio (HS), realizada por um grupo de pessoas, na tarde de sexta-feira (14/9), tendo como motivação o óbito de D.L.B.S, 23 anos, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que todo o atendimento necessário foi prestado ao paciente, sempre que solicitado, no Hospital do Subúrbio (por duas vezes) e no Hospital Couto Maia.

A Sesab repudia a atitude criminosa de invasão da emergência do Hospital do Subúrbio e informa que encaminhou para as autoridades competentes as imagens registradas por diversos veículos de comunicação, no sentido de que seja feita a identificação dos invasores e que estes sejam responsabilizados legalmente por suas atitudes. Vale destacar que o ato de vandalismo, ocorrido na emergência do HS, colocou em risco a vida de inúmeras pessoas que estavam sendo atendidas naquela unidade, atentou contra a integridade física de trabalhadores no exercício de sua atividade profissional e depredou o patrimônio público. 

Ao lamentar o desfecho do caso, a Sesab se solidariza com os familiares e amigos de D.L.B.S. e se coloca ao dispor para qualquer tipo de esclarecimento. Também informa que, em caso dúvidas ou reclamações sobre o atendimento prestado ao paciente, existem instâncias legais instituídas, capazes de apurar qualquer irregularidade e identificar possíveis responsáveis.  

Bola no esgoto e doença
Deivison Luis de Santana teria contraído a doença no dia 1º de setembro quando jogava bola na porta de casa, na rua da Antártica, no bairro de Paripe. Durante a partida, ele teria buscado a bola em um esgoto a céu aberto que passa pela rua, tendo contato com a urina do rato, animal transmissor da doença.

Cerca de 10 dias depois, segundo Cristiane de Jesus, amiga da vítima, Deivison começou a sentir fortes dores na barriga e febre, quando buscou atendimento no Hospital do Subúrbio no último dia 10. Na ocasião, ele teria esperado atendimento das 6h às 10h, quando desistiu de aguardar e foi orientado a ir para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Subúrbio, onde também não conseguiu ser atendido. A família da vítima diz que os funcionários da UPA disseram que, no caso dele, o atendimento deveria ser feito no Hospital do Subúrbio.

No dia seguinte, ainda segundo Cristiane de Jesus, Deivison conseguiu atendimento no Hospital do Subúrbio, onde um neurologista teria solicitado um raio-x suspeitando que o mesmo teria sofrido uma lesão na coluna durante a partida de futebol onde o jovem teve contato com o esgoto. Ao final da consulta, o médico teria receitado um relaxante muscular, segundo familiares.

Deivison voltou para casa e as dores aumentaram na madrugada do dia seguinte, quando o jovem passou a ter vômitos e foi encaminhado ao Hospital Couto Maia, no bairro do Bonfim, onde foi finalmente foi diagnosticado com leptospirose. O jovem de 23 anos ficou internado no Couto Maia até a madrugada desta sexta-feira (14), quando não resistiu à doença e morreu após uma parada cardíaca.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.