Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 30 de setembro de 2012

Tripulação do Costa Concordia ganha prêmio 'Navegantes do Ano'



É difícil de acreditar, mas é verdade: a tripulação do Costa Concordia, transatlântico que afundou na costa da ilha italiana de Giglio, em 13 de janeiro, ganhou o prêmio de "Navegantes do Ano"! 

Não se trata de uma ironia. O prêmio é sério, e dado por especialistas em navegação internacional no Lloyd's List Global Awards, em Londres.

No acidente, 32 pessoas morreram. A investigação apontou que alguns tripulantes não haviam sido treinados da forma adequada em procedimentos de segurança e que sequer conseguiam entender o idioma italiano. 

De acordo com documentos, tripulantes de diversas nacionalidades se envolveram em uma verdadeira Torre de Babel na tentativa de se comunicar durante a tragédia marítima. 

Muitos passageiros citaram falta de coordenação no esvaziamento do Costa Concordia. 

Investigadores criticaram muito a forma como O capitão, Francesco Schettino, lidou com o desastre, acusando-o de trazer o navio de 290 metros de comprimento para muito perto da costa, atrasando a retirada das pessoas e de perder o controle da operação durante a qual ele abandonou o navio antes que todos os 4.200 passageiros e tripulantes deixassem a embarcação.

Ainda foram veiculados rumores de que Schettino estaria com uma dançarina moldava no momento do acidente. Ele negou, mas admitiu ter sido distraído por um telefonema.

Apesar de vários erros, os especialistas preferiram enaltecer "os verdadeiros exemplos de coragem e profissionalismo" dos tripulantes. 

"Sem a resposta da maioria da tripulação, a perda de vidas seria bem maior", justificou o painel que concedeu o prêmio, de acordo com o "Telegraph".

Foto: AP
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.