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domingo, 28 de outubro de 2012

A prefeitura e o Turismo de Cabrália-Ba



Passamos pelas eleições das cidades do Extremo Sul e ainda há uma que encontrará seu respectivo prefeito novamente que é o caso de Santa Cruz Cabrália-Ba. De qualquer forma é preciso que pelo menos nas cidades que apresentem potencial turístico, as secretarias de turismo sejam ocupadas por pessoas que conheçam as peculiaridades de nossa atividade assim como apresente competências técnicas e comportamentais que façam do cargo público uma alavanca para desenvolver o destino de modo que a atividade turística gere muitos empregos, aumente a auto estima do munícipe e melhore a qualidade de vida da cidade e do entorno.

Um secretário de turismo é um planejador, e ao mesmo tempo deverá contar com uma equipe que execute um plano que precisa ser desenhado com a participação da comunidade, da iniciativa privada, do poder público e com a inovação dos laboratórios e incubadoras de negócios que se encontram nas universidades públicas ou particulares de todo país.

As secretarias de turismo não deverão ser entregues a oportunistas de plantão que as utilize como plataforma de interesses próprios.

O turismo não tem partido, a causa é nobre!
São muitos setores envolvidos direta e indiretamente e as cadeias produtivas necessitam de articulação, políticas públicas sérias e profissionalismo dos agentes envolvidos.

É essencial que as associações e entidades de classe busquem representatividade em suas prefeituras mas para isso é preciso que se mantenham distantes da guerra político-partidária.

Os prefeitos que forem eleitos deverão ser apoiados pelas entidades desde que a prefeitura queira efetivamente contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.

Os conselhos de turismo do Extremo Sul Baiano devem trabalhar de maneira a continuarem projetos iniciados na gestão passada que lograram êxito e juntamente com a nova secretaria de turismo deverão planejar os próximos anos.

Turismo sem planejamento é como um time sem treinador. O potencial individual dos jogadores pode ser fantástico mas os resultados normalmente apresentam rendimento muito inferior ao esperado.

Turismo não é brincadeira e precisa ser tratado como prioridade.
Alguns pontos que deverão ser contemplados em qualquer planejamento turístico:

1- Análise macroambiental
2-Análise externa( mercado/ameaças e oportunidades)
3-Análise interna( do inventário turístico aos pontos fortes e fracos da cidade)
4-Definição de Objetivos possíveis baseados em um diagnóstico prévio
5-Estratégias de marketing
6-Estratégias de conceituação do produto turístico
7- Estratégias de Segmentação mercadológica
8- Estratégia de comunicação
9- Planos setoriais
10- Programa de estruturação da oferta turística
11-Programa de expansão e melhoria da oferta física
12-Programa de Promoção e conscientização da população
13- Programa de normalização e fiscalização
14- Programa de fomento a formação profissional
15- Programa de controle e apoio técnico
16- Programa de coordenação intermunicipal.

Será que um politiqueiro qualquer pode realmente assumir um cargo que exige tanto conhecimento sobre esta “Indústria sem chaminés”?

Como brasileiro nosso site espera ver o turismo no Pódium das prefeituras e regiões que estejam vocacionadas para este desenvolvimento real que é o caso do Extremo Sul Baiano.

Cabrália News

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