Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Começou-se a evacuação da tribo Kayapó


Começou-se a evacuação da tribo Kayapó - um povo indígena da região amazônica de Mato Grosso. A construção dos lançamentos de hidrelétrica de Belo Monte, apesar dos inúmeros protestos e mais de 600.000 assinaturas coletadas. Portanto, a pena de morte já foi dado ao povo da grande curva do Rio Xingu. Belo Monte, um total de 400.000 hectares de floresta inundado.


Esta é uma área maior que o canal do Panamá. 40.000 pessoas das comunidades indígenas e locais, o habitat de muitas espécies vegetais e animais serão destruídas. 
Tudo em ordem para a produção de electricidade mais fácil, mais eficiente e econômica. Isso não acontece sempre no país. Alguns dirão: porque nos preocupamos?

Neste recente pronunciamento o Cacique Megaron deixa claro que os índios estão dispostos a matar e morrer, e vão morrer, contra a implantação da usina de Belo Monte. No vídeo estão apenas alguns, mas na região só da tribo Kayapó são mais de 9 mil índios.

Belo Monte, beneficiará principalmente a indústria de alumínio e para isso devastará 80% do Xingú. Se fosse gerada energia por biomassa, apenas utilizando o bagaço desperdiçado da cana-de-açúcar no Brasil, era possível gerar o triplo de energia que se projeta para Belo Monte.

Paralisação da obra de construção da usina

A Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, ainda não foi oficialmente notificada sobre a determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) de paralisar a obra. Com isso, as atividades em todos os canteiros seguem normalmente, segundo informou a empresa.

O TRF1 tomou a decisão após identificar ilegalidade em duas etapas do processo de autorização da obra, uma no Supremo Tribunal Federal (STF) e outra no Congresso Nacional. Caso a empresa Norte Energia não cumpra a determinação, terá de pagar multa diária de R$ 500 mil.

A decisão foi tomada pela 5ª Turma do TRF1, em embargo de declaração apresentado pelo Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA). De acordo com o MPF, a notificação da empresa deverá ser feita por um oficial de justiça. Só depois as atividades da obra deverão ser paralisadas.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.