Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A FOTO DE LULA QUANDO FOI PRESO, VOCÊ SABIA DISSO?



Existe um homem que pode esclarecer alguma coisa a respeito dessa denúncia bizarra. É o delegado de polícia Armando Panichi Filho, um dos dois que receberam a tarefa de “vigiar” Lula durante o período em que esteve preso.

Há um vídeo em  
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM849574-7823-O+POLICIAL+QUE+VIGIOU+LULA+NA+PRISAO,00.html

Em 2002, logo depois da vitória de Lula, o Fantástico entrevistou o delegado.


Comentário

O depoimento do delegado é sobre o desejo de Lula de assistir jogo de Corinthians. E a concessão feita por Romeu Tuma, de permitir a Lula sair clandestinamente da prisão para visitar a mãe que estava morrendo. O delegado narra a conversa de Lula com a mãe, a emoção do encontro com a mãe.

Por Bernardo Cotrim

Nassif,

Nesses meus 13 anos de militância no PT (1/3 da minha vida), convivi com inúmeros ex-militantes do MEP, até hoje muito atuantes na política. Nunca, em momento algum, ouvi tal história. Me parece pouco razoável que, sendo a história verídica, ela não circulasse como fofoca de bastidor entre a base ou, pelo menos, a direção do MEP.

Ao jogar a denúncia no ar, 15 anos após supostamente ter ouvido a história, Cesar Benjamin engrossa o coro dos levianos, ressentidos e hipócritas. Cumpre o papel de alimentar a direita com mais um ataque pessoal, que em breve vai circular em amplas correntes de e-mail, junto com a ficha da Dilma na polícia e outras babaquices.

Por Claudio

LN,

Fui condenado a 3 anos de prisão como dirigente do MEP, em 1977. Jamais ouvi qualquer comentários similar a este do César Benjamim. Cheguei ao texto do CB pelo seu site. Fiquei enojado.

Sinceramente? Cheguei a sentir vergonha de ter sido militante de esquerda, ter a mesma faixa etária e a mesma origem social e cultural do CB.

Por Paulo

LN

Estive preso por um dia no DOPS em 1980, no mesmo período em que Lula estava detido. Da minha cela dava pra ver a cela onde estava Lula, juntamente com outros presos. Tinha bastante gente naquela cela. Sinceramente, não sei como os fatos relatados pelo Cesar seria possível nestas circunstancias.

Por carlos graça aranha

LN, conheço cadeias por minha atividade profissional e elas não diferem muito, sejam as do passado, as atuais. Cadeias são submundos, verdadeiras masmorras medievais em nosso país.

Fácil deduzir que a cadeia em questão, à época, estaria repleta de presos. Talvez não tão “inchada” como as de hoje, mas certamente cheia. Não há xadrez para dois pés de chinelo, como deviam ser considerados no passado.

Partindo dessa premissa e, sendo o Lula quem já era ao tempo do fato, um suposto episódio desses seria testemunhado por algumas pessoas. Há muito teria se tornado um escândalo, principalmente quando da disputa de 2002, quando Lula já mostrava-se franco favorito. Inimigo político algum teria perdido a oportunidade. Em 2002 mesmo seria um tal de “eu vi”, “eu estava lá”, ainda que não estivessem.

Por Ex-trotskysta

Nassif,

Quando o Lula foi preso eu pertencia ao Comitê Central da Convergência Socialista (hoje PSTU). Entre os presos estava o ativista José Maria de Almeida, também do CC da CS e hoje dirigente do PSTU, que dividiu cela com o Lula. Na época nós tachávamos o Lula de pelego. Sendo assim o Zé Maria não teria nenhum problema em denunciar, ao menos para o Comitê Central, uma atitude como a relatada pelo César Benjamin, muito pelo contrário. Certamente se isto tivesse acontecido nós teríamos sido informados. E jamais o fomos. Esta história é tão absurda que qualquer esclarecimento do Lula só a tornaria ainda mais absurda.

Por Luiz Gonzaga da SILVA

Esta informação me parece inverossímel, não bate. O Lula na época era o preso político mais vigiado do Brasil, a prisão dele era manchete, não só no Brasil como no mundo. Ele era o grande protagonista naquele momento Seria praticamente impossível devido a esta vigilância, que qualquer ato desabonador não viesse a público. Para os militares seria uma chance única de desmoraliza-lo e assim arrefecer a mais importante reação ao regime militar.

Por Neo-tupi

Lula foi preso em 19 de Abril de 1980 e saiu 1 mês depois em 20 de maio de 1980.

Foram presos junto vários sindicalistas e outras personalidades: Devanir Ribeiro e Djalma Bom (diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo), José Cic
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.