Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 3 de novembro de 2012

ATENÇÃO! 10 dicas de última hora para o Enem 2012


As provas estão chegando e com elas a ansiedade e pressão. Separamos 10 dicas de última hora imperdíveis que irão ajudar você a superar as preocupações e arrasar no exame, confira:





As provas do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) estão cada vez mais próximas. Para muitos estudantes essa é a tão esperada hora de colocarem todos os estudos do ano em prática. Para outros, porém, pode significar ansiedade e medo, já que não se sentem tão preparados para o exame.

Com o objetivo de ajudar os alunos dos dois grupos, conversamos com o diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, o professor Célio Tasinaso, que nos forneceu as dicas imperdíveis para as últimas horas que antecedem o Enem.


Confira a seguir as 10 dicas de última hora para o Enem 2012:


1. Tenha confiança

Para os alunos que se dedicaram ao longo do ano, o conselho de Tasinaso é objetivo. "O candidato deveconfiar no trabalho que desenvolveu e não ficar ansioso. Procure descansar, ainda mais porque são dois dias de prova muito cansativos."


2. Aproveite o tempo

A situação daqueles que não estudaram nada, porém, é mais difícil. O professor recomenda que esses estudantes não esperem um milagre. "Não adianta querer recuperar um ano inteiro (de estudo) em apenas uma semana. Você vai começar a se comparar e a ficar mais ansioso", disse. Nesses casos, o que ele aconselha é estudar a estrutura da prova. "O aluno tem que aprender a administrar o tempo, pegar provas de edições anteriores e dividir em blocos com 20 questões. Não deve ficar 15 ou 20 minutos em uma única pergunta, em uma hora ele tem que fazer as 20 questões. São três minutos para cada uma", diz.


3. Controle a ansiedade

Para os ansiosos que não conseguem ficar parados, o professor sugere que estudem um pouco, mas sem tentar aprender conteúdos que não conseguiram. "Se estudou muito, entre quatro a seis horas por dia, ele deve diminuir a carga horária. Pode ler alguma coisa, um livro clássico, por exemplo."


4. Nada de exagero

O Enem não é um vestibular comum, já que são dois dias de prova muito cansativos. Por esse motivo é mais do que necessário que os candidatos descansem. "Nada de passeio ou programas que cansem demais. Caminhar quilômetros ou participar de churrascos com comida pesada também é ruim. Tudo deve ser feito com moderação", diz Tasinaso.


5. Se desligue

Se você já estudou tudo, o conselho do professor é "se desligar da prova". Não converse, pesquise ou leia nada relacionado ao exame. Concentre todas as suas energias em atividades aleatórias que ajudem você a se sentir mais relaxado e tranquilo.


6. Não perca o foco

Outra situação indicada por Tasinaso é a dos alunos que estudaram muito e decidem que irão se divertir. “(Eles pensam) estudei muito e agora vou para a balada, mas não compensa porque ficam muito ansiosos e cansados.” Não perca o foco, se você se dedicou até aqui, espere mais alguns dias para as festas.


7. Treine a leitura

O professor também sugere que os estudantes que não estão acostumados com a prova treinem a leitura, mas sem ultrapassar o limite do que estão acostumados para evitar o estresse. "O aluno deve manter o que vinha fazendo sem se cansar", diz.


8. No sábado

O Enem é divido em dois dias de provas e o intervalo entre elas deve ser usado para recuperar as energias. "O segundo dia é mais exigente porque tem a redação. Você deve fazer uma refeição leve e dormir cedo", ele aconselha.


9. Não fique impressionado

Quando sair da prova, não fique impressionado com o resultado de outros colegas. "Ao fazer isso você chegará desmotivado no dia seguinte", alerta o professor. Ele recomenda que os candidatos evitem esse tipo de conversa e se preocupem apenas em descansar para conseguir manter a concentração necessária para a avaliação do domingo.


10. Não faça contagem de pontos linear

A correção das provas do Enem não segue o padrão comum de outros vestibulares. "Por isso os alunos não devem fazer a contagem de pontos linear ou ficar preocupados com o corte, como na Fuvest", diz Tasinaso. A metodologia empregada pelo Enem é feita a partir da Teoria da Resposta ao Item, que analisa diversos fatores da pergunta, como o grau de dificuldade, antes de pontuar a reposta.



Fonte: http://noticias.universia.com.br
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.