Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 3 de novembro de 2012

Chefes são menos estressados que funcionários, aponta estudo

Você achava que toda a responsabilidade de um chefe faz com que ele seja mais estressado do que seus funcionários? Segundo estudiosos, essa teoria não se aplica



Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard e de Stanford, os chefes são menos estressados do que seus funcionários em hierarquia abaixo, sejam eles gestores ou mesmo aqueles que não ocupam cargos de gerência. O estudo desmente o mito de que pessoas com mais responsabilidades têm maior tendência a serem ansiosas.

De acordo com os cientistas, os líderes têm um recurso psicológico, o qual eles denominaram de senso de controle, que amortece os efeitos do estresse.

O estudo examinou 231 oficiais do governo e militares da Harvard Business School levando em consideração o nível de cortisol, hormônio excretado pelo corpo em situações de estresse, nos participantes.




Os participantes estudados, dos quais 136 eram homens, se beneficiavam do fato de terem mais controle sob muitos aspectos de suas vidas, como seus horários e a segurança financeira que apresentam os chefes.

Segundo a pesquisadora dos efeitos do estresse no trabalho da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, ter senso de controle é uma forma de se proteger contra o estresse. Enquanto trabalhadores normais estão preocupados em ser demitidos, os chefes se sentem bem mais seguros.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.