Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 24 de novembro de 2012

“Hoje o viajante é o ator, não mais um mero espectador”




A segunda atividade do congresso do 24º Festival do Turismo de Gramado, que ocorre neste momento no hotel Serrano, debateu marketing de experiência e reuniu os profissionais Beto Conte, diretor do STB Trip & Travel, Márcia Godinho, diretora da Prisma Consultoria, e o francês William Roussel, gerente de promoção para o trade turístico internacional do Centro de Monumentos Nacionais Franceses. 

Beto Conte iniciou sua apresentação dizendo que manter um cliente custa sete vezes menos do que conquistar um novo. Uma tendência atual de mercado, segundo ele, é a individualização do relacionamento. “Os novos canais permitem que conversemos individualmente com nossos clientes”, ele disse. 

Sobre o tema experiência, Conte afirmou que, no turismo, o mais comum são viagens de experiência, como meditação em Ashrams indianos, spas em ilhas tailandesas e voluntariados em países pobres. “Hoje o viajante constrói a própria viagem, tornando-se o ator e não mais um mero espectador.” 

Na opinião de Márcia Godinho, o viajante do século 21 não tem mais o estereótipo do turista com uma máquina fotográfica no pescoço. “Hoje eles querem levar histórias registradas não somente na fotografia, mas no coração. Essa é a diferença do produto turístico convencional do de experiência”, avalia ela, citando cinco destinos brasileiros de experiência: os seis municípios da região de vinhos da Serra Gaúcha, a amazônica Belém do Pará, a Costa do Descobrimento, na Bahia, focada na história do País, a cidade pantaneira de Bonito, e Petrópolis, no Rio de Janeiro, que conta a história do império. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.