Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 4 de novembro de 2012

ORIGEM DAS TARTARUGAS



Cientistas poloneses descobrem fósseis que podem decifrar a origem das tartarugas 

O material é o mais antigo já encontrado, sendo datado de 215 milhões de anos atrás

Em setembro de 2008, cientistas poloneses descobriram fósseis de tartaruga enterrados em um aterro sanitário na cidade de Poreba, na Polônia. O que eles não sabiam, é que esses fósseis viriam a ser datados de 215 milhões de anos atrás, período conhecido como Triássico.

A informação foi divulgada em agosto deste ano pelos pesquisadores do Instituto de Paleontologia de Varsóvia. Os paleontólogos acreditam que o estudo dos fósseis pode ajudar a decifrar a origem das tartarugas modernas.

Em entrevista à Agência France Presse, o paleontólogo da Academia de Ciências Polonesa que fez a descoberta dos fósseis de tartaruga, Tomasz Sulej, falou sobre a importância do feito: “Os fósseis do final do Triássico são raros. Há apenas oito locais no mundo onde você pode encontrá-los. Aqui na Polônia, encontramos a coleção de fósseis mais antiga e mais completa”.

Sulej e sua equipe de pesquisadores encontraram fósseis que pertenciam a duas tartarugas. Umas delas  foi identificada como pertencente à espécie dos Proterochersis, e a outra, a menor, é de uma espécie ainda desconhecida.
O grande diferencial da descoberta de Sule é que junto com o fóssil desta tartaruga descoberta na Polônia, inclui-se um conjunto considerado completo para um estudo mais aprofundado, como a conjuntura óssea das vértebras do pescoço, a carcaça e ossos da perna e da cauda.

A partir do estudo da estrutura desta conjuntura óssea, podem-se obter respostas diferentes das tidas sobre as origens das tartarugas. Até então, acredita-se que elas originavam de uma família conhecida como
Procolophonidae, a qual vivia no período Permiano (na era dos Dinossauros), aproximadamente há 300 milhões de anos atrás.

Embora não se possa fazer testes de DNA para se obter respostas sobre o surgimento desta espécie, com a nova descoberta da tartaruga mais antiga do mundo, os pesquisadores chegam um passo a frente de obter respostas sobre a evolução e o surgimento deste réptil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.