Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cabrália necessita de lixeiras coletoras de pilhas e baterias


(Foto ilustração)

As pilhas estão no controle remoto, no relógio, nos brinquedos das crianças e em muitos outros aparelhos eletrônicos em Santa Cruz Cabrália-BA. Sem elas os canais não mudam, os ponteiros não giram e os brinquedos não funcionam.
Sem dúvida, as pilhas e baterias são uma das principais invenções desta Era. Mas o que o morador de Santa Cruz Cabrália-BA, deve fazer quando elas chegam ao fim da vida útil? Aonde depositar? 

E olha que não são poucas, imagine quantas pilhas, baterias (celular, som, relógio, automóveis etc...) são jogadas pelos moradores no lixo doméstico de Santa Cruz Cabrália-Ba, milhares por ano, e quantos rios temos, são dezenas.

Talvez por falta de informação dos nossos moradores ou, quem sabe até, falta de opção, a maior parte desse resíduo tóxico vai direto para o lixo comum e, consequentemente, segue para os aterros sanitários.

Só que esses produtos contêm metais pesados, responsáveis pelo armazenamento da carga elétrica, como mercúrio, chumbo, cádmio, níquel, entre outras substâncias potencialmente perigosas à saúde e ao meio ambiente.

Estudos científicos mostram que, como são bio acumulativas, essas toxinas depositam-se no organismo, afetando as funções orgânicas, contaminam o lençol freático, comprometendo a qualidade da água e inutilizando esses meios como fonte de abastecimento e de produção de alimentos.

Desde 1999, a legislação brasileira determina que todas as pilhas e baterias que contenham em sua composição cádmio, mercúrio e chumbo sejam coletadas, tratadas e dispostas adequadamente. Mas não é isso o que se vê, na maioria das vezes.

Embora necessária e em vigor, essa medida legal tem se mostrado insuficiente para solucionar, na prática, o problema do descarte inadequado desses resíduos.

Uma forma de tentar diminuir o impacto ambiental seria substituir os metais pesados por novos insumos não nocivos, durante a produção das pilhas e baterias. A tecnologia caminha rumo a esse sonhado futuro, mas enquanto isso não acontece, a responsabilidade pelo descarte consciente cabe a todos nós cabralienses e visitantes.

Pensando nisso, o site www.cabralianews.net, além de divulgar, sugere que empresas de nossa amada Santa Cruz Cabrália-Ba, procurem parceria com a prefeitura municipal, para instalar postos de coleta de pilhas, baterias e celulares velhos e etc...

Os coletores poderão ficar à disposição da população em pontos estratégicos como correio, lotéricas, pontos turísticos e bancos e supermercados de Cabrália-BA.



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.