Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 5 de abril de 2013

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL




A Formação Profissional Rural – FPR é um processo educativo, não formal, participativo e sistematizado, que possibilita ao cidadãos do campo a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma ocupação.

Trabalhando de acordo com a realidade do mercado de trabalho, o SENAR ministra eventos de Formação Profissional Rural – FPR em 8 (oito) linhas de ação, (conjuntos de áreas ocupacionais pertinentes aos sub-setores próprios da economia do meio rural ; agricultura
, pecuária, silvicultura, aqüicultura, extrativismo, agroindústria, atividades de apoio agro-silvo-pastoril, atividades relativas à prestação de serviços) ) e 163 ocupações.

As programações do SENAR para a Formação Profissional Rural classificam-se em função do nível, abrangência e intensidade com que os conteúdos são desenvolvidos. Para que as turmas sejam formadas, faz-se primeiro uma análise dos interesses e necessidades dos grupos inscritos, o que define as estratégias do processo de ensino-aprendizagem. No SENAR existem cinco naturezas de programação oferecidas às comunidades rurais.

Naturezas de Programação

1 APRENDIZAGEM RURAL
Destinada aos jovens de 14 a 24 anos, é organizada em tarefas de complexidade progressiva, de acordo com o desenvolvimento físico e psicológico do aprendiz. As tarefas são executadas em ambiente de trabalho, seguindo a legislação vigente.

2 QUALIFICAÇÃO
Destinada a candidatos ao primeiro emprego ou aos que pretendem mudar de profissão. Capacita o indivíduo para o exercício de uma ocupação definida no mercado de trabalho, preparando-o para dominar todas as tarefas e operações pertinentes.

3 APERFEIÇOAMENTO
Destinado aos que já exercem a ocupação, mas precisam melhorar o seu desempenho em determinados segmentos.

4 ATUALIZAÇÃO
Destinada às pessoas que necessitam de novos conhecimentos e/ou habilidades para o exercício de sua ocupação em decorrência de mudanças tecnológicas no processo produtivo.

5 ESPECIALIZAÇÃO
Destinada aos que exercem uma ocupação, mas pretendem aprofundar seus conhecimentos em área específica da atividade exercida.

Inscrições
Os eventos promovidos pelo SENAR destinam-se ao produtor rural, trabalhador rural e seus familiares.

Para mais informações sobre com participar, procure o Sindicato Patronal Rural de Porto Seguro ou a Mobilizadora Mara Valácio

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.