Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 2 de abril de 2013

PREFEITURA DÁ CALOTE, E FICA SEM CAMINHÕES COMPACTADORES DE LIXO




Prefeitura de Cabrália não paga empresa coletora de lixo e aluga para cidade dois basculantes quebra galho sem compactadores para coleta, a dívida pode chegar em até 100 mil reais.

A demanda atual é de 0,900 g a 1,094 kg por habitante, sendo que a cidade de Cabrália conta com aproximadamente
26 mil habitantes. As vantagens do caminhão compactador de lixo são alguma delas são capacidade para transportar muito mais lixo que as carrocerias sem compactação; baixa altura de carregamento (no nível da cintura), facilitando o serviço dos coletores que conseqüentemente apresentam maior produtividade, rapidez na operação de descarga do material, já que são providos de mecanismos de ejeção; eliminação dos inconvenientes sanitários decorrentes de presença de trabalhador arrumando o lixo na carroceria ou do espalhamento do material na via pública.

Em função da existência de apenas 2 caminhões (Alugados) sem compactador de lixo em operação não adequados as normas da CERB ( Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia) estão colocando a saúde dos moradores e turistas em Santa Cruz Cabrália.

A coleta de lixo residencial urbano hoje conta com dois caminhão basculante quebra galhos (alugados), o que não se enquadra dentro das normas da CERB e coloca em risco a saúde e a segurança dos trabalhadores pois os mesmos trabalham dentro do basculante no meio dos lixos sem segurança nenhuma.

Doenças que são causadas pelo lixo?

O Lixo Causa Doença, é responsável por uma série de problemas a humanidade, pois agride violentamente o planeta em que vivemos causando a poluição da água, a degradação dos mananciais e do solo, enfim, o lixo é prejudicial ao meio ambiente sendo responsável pela morte de espécies da flora e da fauna.

Mas o lixo também causa problemas diretamente ao ser humano, pois o lixo urbano causa doenças sérias na população. O lixo oferece água, abrigo e principalmente alimento para o desenvolvimento de varias formas de vida, especialmente de insetos, e animais consideradas pragas urbanas, como ratos, pombos, baratas, moscas e cães, que são transmissão de doenças e de agentes que podem causar infecções como vermes, vírus, bactérias e fungos. São muitas as doenças relacionadas ao acumulo de lixo e a sua falta de tratamento, entre elas as principais são a febre tifóide, peste bubônica, tifo, leptospirose, além de alergias, infecções intestinais e outras doenças.

A proliferação de insetos no lixo é um grave problema de saúde pública, e a melhor solução para esse grave problema ainda é o tratamento do lixo e coleta do lixo e os aterros sanitários, além da conscientização da população a respeito da importância de diminuir a produção de lixo. Podemos fazer muito por esta causa, através de atitudes simples do nosso cotidiano, trocando mercadorias descartáveis por reutilizáveis ou recicláveis, abdicando de sacolas plásticas e sacos de lixo e optando por sacolas de feira, tão mais bonitas e menos prejudiciais, e acima de tudo reciclando o lixo seco do lixo orgânico.

www.cabralianews.net



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.