Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 8 de abril de 2014

Cabrália está em estado de emergência


O temporal que inundou diversos bairros de Cabrália e deixou mais de 600 pessoas desabrigadas fez com que a prefeitura decretasse estado de emergência no município. Dois dias após as chuvas torrenciais que atingiram acidade, ainda era possível ver pelas ruas destroços de móveis e objetos pessoais de pessoas humildes que perderam tudo o que tinham.

Uma das desabrigadas é a costureira Delcineide Marinho, moradora há três anos do bairro Sapolândia. A casa em que morava de aluguel com seus cinco filhos foi inundada e ela perdeu suas máquinas de costura e todo o seu material de trabalho.

O caso de Ismali não é muito diferente. Com um bebê de apenas 20 dias nos braços, a jovem já passa pela segunda experiência de alagamento. Para escapar da água que invadia a casa, ela, o esposo e os cinco filhos precisaram sair pela janela, em torno das 2h30min da madrugada de domingo 6 de abril, com a ajuda de vizinhos e amigos.

Em meio ao drama, moradores se tornaram verdadeiros heróis dessa triste madrugada. Eles amarraram cordas entre postes e árvores para tentar retirar as pessoas das áreas mais críticas.

Dona Gilca, moradora no bairro há mais de 20 anos, relatou emocionada o momento em que retiraram seu filho Marcos Vinícius em segurança. O jovem paraplégico foi transportado em um bote, com a ajuda dos vizinhos. “Aqui em casa não sobrou nada, mas a única coisa que me importava era ver meu filho bem”, contou.

Reconstrução

A segunda-feira, 7 de abril, foi de reconstrução no município. Moradores, voluntários e equipes da Prefeitura trabalham incessantemente para desobstruir as vias, retirar a lama e limpar as áreas afetadas pela enxurrada. Além da Sapolândia, outros locais também foram afetados pela chuva, como os bairros Yaya, Vila Beata, Nova Cabrália, o distrito de Coroa Vermelha e o povoado de Santo André.

A Prefeitura mobilizou todas as secretarias para dar assistência às famílias afetadas pela tragédia. Mais de 500 pessoas foram cadastradas e estão recebendo abrigo, alimentação, água potável, roupas, colchões, medicamentos e auxílios do poder público.

A Secretaria de Saúde organizou um mutirão no Posto de Saúde da Sapolândia, com distribuição de remédios e de hipoclorito para tratar a água, a fim de evitar doenças como a cólera, além de ações educativas para evitar leptospirose, aferição de pressão e vacinação contra hepatite, tétano e tríplice viral.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.