Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Editorial: Greve da PM, quem paga o pato e a conta é a população


Servidores públicos, os policiais militares da Bahia, muito utilizados pelo governo estadual (petista agora e carlista antigamente) para reprimir greves e manifestações populares e estudantis (à base da porrada e gás lacrimogênio), têm razão em querer melhorar salários e gratificações. Afinal, são trabalhadores.

Mas no final do imbróglio, a conta a ser paga virá do bolso da população, que deveria ter segurança pública garantida e não tem. A vida humana na Bahia passou a valer quase nada, com índices alarmantes de homicídios repercutindo até em relatórios da ONU. Salvador figura como uma das capitais mais violentas do mundo e cidades do interior baiano aparecem como as mais violentas do país. Somando-se aí os assaltos a pessoas, residências, ônibus, bancos e empresas, roubos de veículos e proliferação do tráfico de drogas. Temos um estado onde a principal função da PM não está sendo cumprida com eficiência.

Discutem-se os salários, mas à segurança pública nada se acrescenta. A população baiana segue entregue à sorte, onde o problema não está apenas na questão salarial dos PMs, mas também na estrutura das polícias, militar e civil.

A Polícia Militar da Bahia, corporação com 189 anos de existência, vem sendo precarizada ao longo dos últimos anos, não importa o partido do governo, apesar do alarido da propaganda dos investimentos que cada governador anuncia ter feito.

Sabe-se que é fato a inoperância por conta do baixo efetivo, soldos ridículos e carreiras estagnadas, deficiência em armamentos e infraestrutura, falta de capacitação dos praças adequada à realidade do combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Esta é a PM que nós temos.

O maior líder policial militar baiano, atualmente, Marco Prisco, vereador tucano em Salvador e pré-candidato a deputado estadual, propôs à tropa aquartelada (diz a imprensa), na quinta-feira, 17 de abril, comemorar o fim da greve com um churrasco. Teria ele esquecido das dezenas de homicídios e assaltos registrados durante a greve da categoria; do terror, transtornos e prejuízos sofridos pela população?

População esta, nunca é demais lembrar, que paga o pato e a conta de tudo isso.

Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40graus
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.