Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Estádios caros e inúteis: o risco dos elefantes brancos



Antigamente, no sudeste asiático, uma lenda falava do elefante branco, que simbolizava a glória de um reino e o poder de seu monarca. Cuidar do animal, porém, custava caro e geralmente causava a ruína do soberano.

Esse é o perigo que corre o Brasil a partir de 14 de julho, dia seguinte à final da Copa do Mundo-2014, com quatro dos 12 estádios construídos para o evento, em Brasília, Manaus, Natal e Cuiabá.

Essas quatro cidades não possuem clubes, ou Campeonatos de peso, e não parecem capazes de tirar o máximo de proveito das novas construções.

"Ao optar pelo megalomaníaco ao fazer a Copa em 12 cidades - quando deveria tê-la limitado às oito exigidas pela Fifa -, a Copa do Mundo no Brasil perdeu a oportunidade de ser a Copa do Mundo do Brasil", lamentou o jornalista Juca Kfouri em sua coluna no jornal "Folha de São Paulo".

"Denunciar os elefantes brancos, o gasto desmedido de dinheiro público com estádios em vez de investimentos nas sedes, as remoções arbitrárias" é obrigação dos jornalistas, continua.

A presidente Dilma Rousseff, que tentará se reeleger em outubro, garantiu na semana passada que "não haverá elefantes brancos". Dilma tentou relativizar a responsabilidade do governo de seu mentor, o ex-presidente Lula, afirmando que ele não concordava com a escolha por 12 sedes e fez campanha para que fossem apenas seis.

"Foi a Fifa que decidiu assim, junto com os Estados Federais", afirmou Dilma.

De todos os estádios, o Mané Garrincha, de Brasília, foi o mais caro, ao custo de R$ 1,566 bilhão. Para piorar, os melhores clubes da capital jogam atualmente na 4ª divisão...

O governo se defende, explicando no site oficial da Copa que "os seis estádios inaugurados para a Copa das Confederações (em 2013) já foram capazes de bater recordes de arrecadação com ingressos para o Campeonato Brasileiro".

O americano Christopher Gaffney, geógrafo da Universidade Federal Fluminense (UFF), alertou sobre a dificuldade de se lotar com regularidade os novos estádios do norte e do nordeste do Brasil, regiões que têm pouca tradição futebolística de alto nível.

E é justamente lá que se encontram a Arena Amazônia, que reproduz um cesto de palha indígena em seu formato, e o estádio de Natal, onde a estrutura imita as dunas desenhadas pelo vento da região.

"Vai ser complicado depois da Copa do Mundo. Esses estádios vão se transformar em algo que conhecemos muito bem: elefantes brancos", profetiza o geógrafo desde 2010, explicando que são obras sem grande importância social e com alto custo de manutenção.

Os grandes gastos públicos no Brasil para o Mundial - que ultrapassam os R$ 26 bilhões - representam uma das principais críticas dos cidadãos, que foram em grande número às ruas em junho de 2013 para exigir mais investimentos na saúde, educação e no transporte público.

Mas, para Dilma, "acabou sendo bom termos 12 estádios. Sem isso, Cuiabá não seria beneficiada com tantas obras de mobilidade urbana. O estádio de Dunas, em Natal, conseguiu valorizar os prédios ao redor, atraindo o comércio. O estádio de Manaus terá cinemas, lojas, trará lazer à população", garantiu.

O governo faz questão de lembrar também que os estádios receberão shows e outros eventos. Em Brasília, por exemplo, já passaram pelo Mané Garrincha artistas como Beyoncé, Stevie Wonder e Aerosmith, monstros sagrados da música para lutar contra os elefantes brancos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.