Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Consórcio desenvolve tecnologias para café Conilon em Porto Seguro-BA



O café conilon encontrou condições de solo e clima favoráveis ao seu cultivo no estado

Nas últimas três décadas, a Bahia tem contribuído para que o Brasil mantenha a posição de maior produtor e exportador, além de segundo maior consumidor de café em nível mundial. O Estado, nos últimos anos, não só agregou o café à sua produção agrícola, como também se tornou uma das grandes regiões produtoras de café arábica e conilon. Essa conquista é resultado da articulação da pesquisa, ensino, extensão rural e do setor produtivo, fortalecida pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e também resultado dos estudos do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, instituições participantes do Consórcio. Unidas, essas instituições consorciadas vêm obtendo resultados positivos nos índices de produção, produtividade e melhoria da qualidade da cafeicultura baiana.

Como reflexo desse esforço conjunto de ensino, pesquisa e extensão, a Bahia, que tradicionalmente tem produção expressiva de café arábica, vem se tornando, nos últimos anos, também grande produtora de café conilon. Segundo a Conab (Jan/2014), o Estado produziu 1,8 milhão de sacas em 2013 (sendo 1,07 milhão de sacas de arábica e 723,4 mil sacas de conilon). A previsão de produção de conilon para a safra deste ano (Conab, Maio/2014) é de 769,5 mil sacas. Ainda de acordo com a Conab, a produção de conilon na Bahia concentra-se predominantemente na região Atlântica, localizada no extremo sul do estado e composta pelos municípios que se situam em torno de Eunápolis, Porto Seguro, Itabela, Alcobaça e Teixeira de Freitas.


Cabralia News by Embrapa 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.