O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão e o governador Jaques Wagner, como também os candidatos ao Governo e ao Senado receberam um Ofício da Febha – Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, expondo as razões pelas quais solicita a inclusão da Bahia no Horário de Verão a ter início este ano até começo de 2015.
O argumento do presidente da entidade, Silvio Pessoa, é que a medida seja ampliada dos atuais três meses para seis meses, como ocorre na Europa e Estados Unidos, beneficiando não só o turismo como também colaborando fortemente com a redução do consumo de energia elétrica, problema que aflige perigosamente todo o Brasil.
Confira a carta na integra:
Ilustríssimo Sr. Edison Lobão
Dd. Ministro de Minas e Energia
Sr. Ministro
A Febha – Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, composta dos príncipais sindicatos do estado da Bahia entre eles: Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Itaparica e Mata de São João, vem, muito respeitosamente, pedir a inclusão do estado da Bahia no horário de verão no período de 2014 / 2015.
A importância desta Federação pode ser definida por ter uma representatividade mensurada pelos seus grandiosos números.
três mil e quinhentos meios de hospedagem; trinta mil bares e restaurantes; hum milhão de postos de trabalhos, representados por mais de duzentos mil empregos diretos e setecentos e cinquenta mil empregos indiretos.
Esta força grandiosa também pode ser medida se comparada ao setor mais pujante do Brasil de hoje – o agronegócio.
sem favor nenhum, nós somos, com orgulho, os maiores empregadores do estado da Bahia.por isso pedimos o retorno do horário de verão, uma condição importante, e que pode ser ampliada dos atuais 3 meses para 6 meses, o que já acontece na Europa e na América do Norte, continentes esses que tem no turismo uma de suas principais fontes geradoras de emprego e renda.
Tal medida proporcionará aos turistas mais tempo de visitação, aproveitando a luminosidade do dia, além de gerar real economia de energia num momento tão crítico que atravessamos hoje, sempre ameaçados pelo fantasma do apagão energético.
Além de tudo, a discrepância entre os horários dos estados tem provocado sérios problemas de comunicação, alteração na grade de voos, funcionamento da rede bancária, entre outras inconveniências.
Certos do atendimento e receber suas boas notícias, aguardamos com expectativa o retorno do nosso pedido.
Silvio Pessoa
Presidente da Febha