Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 30 de outubro de 2010

Cabrália deveria investir no cultivo da piaçava ! Uma fonte de renda a mais para nossa cidade...

Conheça melhor a Piaçava-da-Bahia Palmeira silvestre, considerada como uma das mais rendosas palmeiras expontâneas, encontrada abundantemente no litoral baiano. Possui caule cilíndrico e liso, com 6-10m. de altura e 20-30cm. de diâmetro. As folhas são ereto-abertas, longas, com folíolos agregados em grupos distintos muito densos entre si, fibrosas, desprendendo filamentos laterais ou fibras, objeto de exploração (fibras do pecíolo foliar).
Os frutos são de tamanho médio, 10cm. de comprimento, nigrescente, com 5-6 de diâmetro, endorcarpo duro, mesocarpo fibroso, amêndoa com 4cm. de comprimento e 15-18cm. de diâmetro, rica em óleo. Identifica-se 3 fases de desenvolvimento da piaçaveira: Patioba ou toca: planta nova (4-6 nos de idade) fibras curtas, palmeira emite algumas folhas acima do solo; - bananeira: planta com 6-7 anos de idade, folhas bem desenvolvidas, palmito ainda enterrado, planta possui boa fibra; - coqueiro: o tronco aparece bem desenvolvido acima do solo e a planta, a partir do 8º ano de idade, encontra-se em produtividade franca.
A fibra é conhecida por piaçava ou piaçava-da-Bahia. As flores são masculinas, femininas e hermafroditas. A exploração econômica dá-se na fase de bananeira.





Fibra: No Pará a fibra é usada para confecção de trançados como redes, cestos, balaios, alçapões de pesca.

Na Bahia: fibra usada na confecção de vassouras, escovas, cordas para navios, cestos, invólucros para moringas e outros artigos domésticos.
Folhas: que não desabrocham são usadas para confecção de chapéus de palha e bolsas.
Fruto: o coquilho (fruto novo) usado para produzir combustível para motores a gasogênio também é utilizado para confecção de botões, cabos de canivetes, rosários, outros.
Da amêndoa do fruto, extrai-se leite e óleo muito usados em culinária em substituição de outros derivados de origem vegetal e animal. O óleo também se presta à indústria de sabão.
O bagaço da fibra é usado em amarração de cerca e casa de taipas bem como na cobertura de quiosque.
Do mesocarpo do fruto extrai-se a farinha "Saturn ou Satin " empregada na fabricação de cuscuz, mingau e canjica, muito saborosos e nutritivos.
O palmito da planta também é utilizado como alimento. 
A piaçaveira é planta de clima quente e sempre úmido.
Temperatura média anual em 24ºC, chuvas anuais acima de 1.200mm, umidade do ar em torno de 80%, luminosidade em 2.500 horas/luz/ano permitem bom desenvolvimento e produção.
Na Bahia a piaçaveira medra em terrenos de origem terciária, de solos arenosos e sílico-arenosos em geral de baixa fertilidade, ácidos com baixo teor de fósforo, cálcio, magnésio. As maiores concentrações de piaçaveiras encontram-se nas matas litorâneas densas, em solos de topografia plana a ondulada. De ordinário o solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica.




De ordinário o plantio é feito semeando o coquilho diretamente na cova de plantio, previamente limpo através roçagem o espaçamento de plantio esta em 3m x 3m (1.111 plantas/hectares). 


Os tratos consistem em roçagem (no inverno) e capinas (no verão).Os piaçavais nativos contém 40 plantas para cada 200 m(2.000 plantas por hectare).

Frutos caídos servem de hospedeiros para ovos de insetos dos gêneros Caryoborus, Caryobruchus e Pachymeros, cujas larvas atacam diretamente as amêndoas inviabilizando a germinação. As pragas mais comuns são cochonilhas e besouro negro (broca-da-ferida).





Colheita deve ser feita uma vez por ano, em qualquer época cortando-se na base 2 a 4 folhas maduras onde a fita contendo a fibra e a borra (subproduto) desprende-se lateralmente do pecíolo. A planta deve estar no estágio bananeira. Um trabalhador experiente chega a colher 45 kg de piaçava bruta/dia (que rende 30 kg de material limpo).


Uma planta de piaçaveira pode render 8 a 10 kg de piaçava por ano e o tempo de exploração prolonga-se por 20 anos. A média de produção é de 3 kg/planta/ano. Colhidas as fibras são estiradas em terreno, postas a secar (reviradas com freqüência para secagem uniforme). Secas elas sofrem limpeza e são batidas para eliminação de resíduos. Em seguida o produto é amarrado em molhos ou cortado (para indústria).
As fibras alcançam de 4m de comprimento e 1,1mm. de diâmetro.Na colheita 5% das plantas morrem (maus-tratos), e cachos de coco também são prejudicados.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

dentro da mata em cabrália tem muita piasaveira espalhada deviamos ter um curso sobre o cultivo da piaçava pelo sebrae vamos torcer para isso acontecer

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.