Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 28 de novembro de 2010

Cabana Vira Sol está de volta...A Lambada está de volta


História da Lambada no Brasil

A lambada dança teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó que passou a ser dançado por duplas abraçadas ao invés de duplas soltas. Assim como o Forró, a lambada tem na pouca sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe.
Usa, normalmente, as cabeças dos tempos e o meio do tempo par, se começarmos a dançar no "um", para as trocas de peso (pisa-se no "um", no "dois" e no "e" - que é chamado comumente de contratempo).
A lambada chega a Porto seguro, e ali se desenvolve. Boas referências foram a Lambada Boca da Barra, em Porto, e o Jatobar no Arraial D'ajuda, onde desde o início também zouks (lambadas francesas) serviram para embalar os lambadeiros.
Tudo isso acontece na época do apogeu do carnaval baiano, que ditava uma moda atrás da outra, e numa delas, apresentou a lambada ao Brasil. Essa segunda fase da dança durou apenas uma temporada e foi um pouco mais abrangente que a primeira, que só havia chegado até o nordeste. Até esse ponto a lambada tinha como principal característica os casais abraçados. Era uma exigência tão forte que, quando da realização de alguns concursos, aqueles que se separassem eram desclassificados.
No exterior e aqui, a lambada torna-se um grande sucesso e em pouco tempo estava presente em filmes e praticamente todos os programas de auditório aparecendo até em novelas. É a hora dos grandes concursos e shows. A necessidade do espetáculo faz com que os dançarinos criem coreografias cada vez mais ousadas, com giros e acrobacias.
Depois de algum tempo, a música lambada entra em crise e pára de ser gravada. Os DJs das boates aproveitam então para simular o enterro do estilo musical. A dança perde destaque, mas sobrevive, pois já haviam sido feitas nas lambaterias muitas experiências com variados estilos de música que tivessem a batida (base de marcação) que permitisse dançar lambada, só para citar um exemplo, a banda de rumba flamenca Gpsy Kings teve vendagem significativa por aqui por conta da dança, então as músicas francesas, espanholas, árabes, americanas, africanas, caribenhas etc. viraram a "salvação" e solução para a continuidade do estilo de dança. De todas, o zouk foi o ritmo que melhor se encaixou na nossa dança tornando-se a principal música para dançar lambada.
Esta passa a ser dançada com um andamento mais lento, com mais tempo e pausas que praticamente não existiam na música lambada, permitindo explorar ao máximo a sensualidade, plasticidade e beleza da nossa criação. Os movimentos ficaram mais suaves e continuam fluindo, modificando-se à medida que ela incorpora e troca com outras modalidades. Contribuem ainda as diversas pesquisas, até fora da dança de salão, como por exemplo, as de contato e improvisação. Hoje a relação com o parceiro volta a ganhar valor, as acrobacias ficam praticamente exclusivas para os palcos e os locais para dançar reabrem em diversos estados.
Mesmo não tendo por parte de alguns o devido reconhecimento, a lambada mostrou-se um grande incremento profissional.
Encontramos lambaterias e professores de lambada em diversos pontos do planeta e ainda que a chamem de zouk, muitos viveram e vivem dela até hoje.

No dia 03 de Dezembro de 2010, Sexta Feira a partir das 22 horas, estréia a melhor lambada de Porto Seguro - Bahia, Venha fazer parte deste grande evento cultural " O resgate da nossa Lambada " com Shows Especiais  e com apresentações dos Professores. É o Vira Sol virou Zouklambada " Também nasci em Porto Seguro... e meu nome é Lambada !
Programação Noturna do Vira Sol Lambada

Toda Quarta Feira ( A entrada é grátis )
De 21:00 horas às 21:30 horas Aula em linha
De 21:30 horas às 22:00 horas Troca de casais
A partir das 22:00 horas Baile livre

Toda Sexta Feira  Lual da Mulher( A entrada é grátis )
De 21:00 horas às 21:30 horas Aula de Sensualidade
De 21:30 horas às 22:00 horas Aula em grupo
A partir das 22:00 horas Espetáculo Surpresa e logo depois : Baile livre

Todo Domingo ( A entrada é grátis )
De 15:00 horas às 15:30 horas Aula na praia
De 15:30 horas às 16:00 horas Aula em grupo
A partir das !6:00 horas Baile livre

O único espaço da orla de Porto Seguro que traz para vocês aulas de dança de salão de segunda a sexta feira 
modalidades : Dança do ventre - Salsa - Merengue - Bachata - Zouklambada - Afro - Sensualidade - Ballet e ainda conta com Quadra de esportes para Volei, Beach Tênis, Frescobol e beach soccer e ainda Aulas de Yog Grátis...

Inscrições Gratuitas - Matrículas abertas, inscreva-se já
Tel 00 - 55 - 73 - 8859 - 5629 ou pelo Email pattydidizouk@hotmail.com
Endereço BR 367 em frente à Arena Axé moi 

Não perca essa oportunidade de aprender lambada grátis em porto seguro...

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

bom saber que a cultura de cabrália e porto seguro esta voltando aos poucos, muito legal essa propaganda valeu cabrália news notícias

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.