Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 16 de abril de 2011

Campanha de mapeamento nacional de pessoas com Hemangionas e Linfangiomas...Participe...


A Associação Brasileira de Pessoas com Hemangiomas e Linfangiomas (Abraphel) inicia este mês uma campanha de mapeamento nacional. Por meio de um cadastro realizado através do site www.abraphel.org.br, a ONG pretende coletar dados sobre o número de pessoas com hemangiomas e linfangiomas em todos os Estados do Brasil. O objetivo, além de chegar a um dado estatístico, inexistente no País, é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e chamar atenção das áreas médica e pública sobre a falta de investimentos e tratamento adequados.

De causa ainda desconhecida pela medicina, o hemangioma é um tipo de tumor vascular comum na infância que pode ou não regredir até os primeiros meses de vida. Já os e linfangiomas, atualmente denominados como malformações linfáticas, podem perdurar por toda a vida. Em 75% dos casos se manifestam na região da cabeça , pescoço e língua. Raramente este tipo de malformação vascular regride sem intervenção cirúrgica.

“Até chegar a um diagnóstico exato, muitas mães procuram pelo pediatra, cirurgião plástico, vascular, dermatologista... Esta falta de informação na área médica prejudica ainda mais o tratamento. Em alguns casos pode ocorrer o pior. Existem tipos de hemangiomas que levam a morte por conta do forte sangramento que causam”, diz Andrea Domingues, fundadora da Abraphel.

Segundo a Abraphel, um dos principais motivos para a realização da campanha é a falta de informação sobre a patologia. A ausência de uma classificação clínica para a doença e treinamento na área médica são os principais obstáculos para o diagnóstico precoce da doença e a realização do tratamento, baseados em sessões a laser e cirurgias reparadoras, além de medicamentos de via oral para conter a proliferação das lesões, no caso dos hemangiomas infantis.

“O termo hemangioma quando usado de forma leiga pode significar mais de um tipo de doença, incluindo a própria. É muito importante que haja um esclarecimento sobre o assunto, inclusive na área medica.O tratamento do hemangioma infantil é completamente distinto do tratamento de linfangiomas”, afirma o cirurgião plástico Dov Charles Goldenberg, Presidente da Associação Brasileira de Cirurigia Crânio-maxilo-facial.

Além da falta de informação sobre o assunto, os pacientes enfrentam a dificuldade de acesso ao tratamento gratuito. A doença é reconhecida pelo SUS, no entanto, devido às diversas variações dos hemangiomas e linfangiomas não há um protocolo clínico sobre a patologia. 

“O maior problema é a ausência de um padrão de tratamento e hospitais de referência. A questão é que o SUS tem recursos para nos custear, mas é preciso resolver essa questão burocrática”, diz Valério Alexandre de Oliveira, vice- presidente da Abraphel.


Sobre a Abraphel - Motivados pela busca de informações, em 2004, pacientes e familiares se uniram na internet para trocar experiências de tratamento e de vida. Em 2005, o grupo organizou o I Encontro de Apoio às Pessoas com Hemangiomas e Linfangiomas, que reuniu pacientes, familiares, médicos e amigos da comunidade. Em 2007, a Associação foi efetivamente fundada e suas ações fortalecidas e reconhecidas pela sociedade.
A Abraphel é a única ONG no Brasil dirigida e formada por pacientes e familiares de pessoas com hemangiomas e linfangiomas. Seu principal objetivo é difundir conhecimentos sobre o assunto entre profissionais da saúde e a sociedade em geral, buscando ações que favoreçam o acesso dos pacientes às informações e tratamento adequado no País.


Mais informações:
Assessoria de Imprensa Abraphel
Jornalistas Responsáveis:
Adriana Milani – 8804-7904
Ana Domingues – 80128628
www.abraphel.org.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.