Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ecoprojeto na Bahia transforma casa de pescador em mansão


O sul da Bahia é uma região famosa por belas praias, manguezais e rios. Para que continue ocupando posição de destaque no cenário nacional, é fundamental que se desenvolva preservando seus recursos naturais. Um bom exemplo é uma casa chamada Residência Outeiro, construída em um espaço que originalmente abrigava uma pequena morada de pescadores.

Localizada no Outeiro das Brisas, condomínio próximo à Praia do Espelho, a cerca de uma hora e meia de distância de Porto Seguro, o projeto da casa de veraneio se destaca por preservar quase integralmente a antiga estrutura. “O que nós alteramos foram os usos, mas a casa foi aproveitada, pois nossa ideia inicial era gerar o menor impacto possível no meio ambiente”, explica a arquiteta Juliana Boer, do escritório Cria Arquitetura, de Campinas (SP), responsável pelo empreendimento.

“Para que uma construção seja ambientalmente sustentável, é importante que incorpore esse conceito em todas as etapas. A concepção, a construção, a utilização e o desmonte são pensados para gerar o menor impacto possível, e foi o que fizemos”, diz Juliana.

O entulho das poucas partes demolidas da construção original acabou sendo usado como material agregado à obra. Os tijolos resultantes da demolição, por exemplo, foram reaproveitados para levantar novas paredes. O projeto privilegia fatores como boa ventilação e iluminação natural. As janelas são amplas, e há poucas divisórias internas. Alguns itens novos também têm apelo ecológico – a madeira, abundante no interior da habitação, vem de projetos de manejo.

A Residência Outeiro teve também a preocupação de levar em conta os coqueiros que envolviam a antiga casa de pescadores. Consideradas um atrativo para o local, todas as árvores foram mantidas. “Outra solução que adotamos nesse sentido foi preservar uma árvore que acabou entrando na área de ampliação da construção original. Para evitar seu corte, construímos a varanda ao seu redor”, explica Juliana.

A arquiteta avalia que soluções desse tipo são necessárias em todos os lugares, não apenas em uma região privilegiada pela natureza. ”Porém, quando se trata de um ambiente mais preservado, os impactos são mais facilmente percebidos. A ideia de sustentabilidade está estabelecida no Brasil, mas ainda temos muito espaço para crescer.”, acrescenta. 

Terra
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.