Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 31 de julho de 2012

Segundo "apagão" na Índia deixa mais de 600 milhões sem electricidade


Vários estados da Índia ficaram esta terça-feira sem energia devido ao segundo "apagão" registado nos últimos dois dias, desta feita estendendo-se não apenas ao norte mas também ao leste do país e afectando centenas de milhões de pessoas, incluindo na capital, Nova Deli, e grandes cidades como Calcutá. 

s autoridades continuam sem saber exactamente quais as causas do colapso das duas redes energéticas – que servem mais de metade dos 1,2 mil milhões de habitantes do país – mas suspeitam que tenha havido um excesso de consumo para lá do autorizado em alguns dos estados.

“Tanto a rede do norte como a de leste foram abaixo. Por favor, permitam-nos resolver o problema”, apelou esta manhã o director-geral da empresa que gere a rede eléctrica do norte da Índia, VK Agrawal.

O colapso de hoje atingiu um vasto território, incluindo os estados de Deli, Punjab, Haryana, Uttar Pradesh e Rajastão, no norte do país, e ainda Bengali Ocidental, Bihar, Orissa e Jharkhand, no leste.

Todos os serviços de metropolitano na capital foram suspensos e as autoridades passaram a manhã a tentar evacuar as carruagens que pararam nas linhas cheias de passageiros. Em Nova Deli, como na maior parte do norte da Índia, a perda de energia lançou o caos no trânsito rodoviário, devido ao facto de os semáforos terem deixado de funcionar.

Na véspera registara-se um colapso similar, atingindo só a rede eléctrica do norte do país, mas mesmo assim afectando pelo menos 300 milhões de pessoas em nove estados.

Os responsáveis da companhia eléctrica conseguiram repor a rede em funcionamento já só ao final do dia de ontem e, pelas 13h05 de hoje (hora local, menos quatro horas e meia em Portugal continental), esta voltou a colapsar. Por volta da mesma hora também a rede do leste entrou em ruptura. 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.