Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 25 de agosto de 2012

Em assembleia, professores da Ufba decidem manter greve


Da Redação
Atualizada às 18h42


Em assembleia realizada na Faculdade de Arquitetura na tarde desta sexta-feira (24), os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram manter a greve iniciada em 29 de maio e oficializada pelo sindicato da categoria no final de junho. 

De acordo com Miguel Acioly, do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub), 163 professores da instituição participaram da assembleia e todos os presentes decidiram pela manutenção da paralisação.

De acordo com o professor, a contraproposta elabora pelos professores foi aprovada em assembleia conjunta das universidades em greve pelo país e protocolada junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e ao Ministério de Planejamento na quinta-feira. Segundo o professor, a proposta está dentro do orçamento que o governo federal se propôs a pagar. A categoria pede que o governo volte a negociar.

Na contraproposta protocolada pelo movimento docente, os percentuais são fixos para retribuição de titulação e os regimes de trabalho. Para a categoria, dessa maneira haveria uma reestruturação da carreira, reduzindo a disparidade entre as classes.

O impacto orçamentário da contraproposta é da ordem de 9,4 bilhões para atender cerca de 134 mil docentes, o gasto por docente seria da ordem de R$ 7.014 em dois anos (2013/2014). Os professores também reclamam que a proposta do governo não recupera as perdas salarias acumuladas em 2010 e em 2012.

Acioly ressaltou que existe uma comissão paralela em negociação com o governo em Brasília com o apoio de alguns senadores que se comprometeram a intermediar um encordo entre as partes.

Para ter acesso à contraproposta aprovada pelos professores, clique aqui. A próxima assembleia dos professores acontece na quarta-feira (29) na Faculdade de Arquitetura da Ufba.

Governo quer acabar com negociação hoje
O Ministério do Planejamento informou, nesta sexta-feira, que será concluída hoje a negociação para fechamento de acordos salariais com os servidores públicos em greve.

A pasta admite, porém, que podem haver ainda conversas com algumas categorias neste sábado (25). Segundo a assessoria de Comunicação, o objetivo é encerrar as reuniões com os sindicatos que representam os servidores para que o ministério possa redigir a proposta de lei orçamentária anual, a ser encaminhada ao Congresso Nacional até sexta-feira.

Até agora, duas entidades aceitaram o acordo. A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) – representante dos técnicos administrativos – concordou com o aumento de 15,8% parcelado até 2015. A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições de Ensino Superior (Proifes), que representa os professores, aceitou reajuste de 25% a 40% para os docentes.
Nas duas últimas semanas, dirigentes da Secretaria de Relações do Trabalho Ministério do Planejamento participaram de mais de 60 reuniões com categorias em greve, ou que ameaçam paralisação. Desde 6 de março, quando começou a campanha salarial, foram realizados mais de 180 encontros.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.