Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 1 de setembro de 2012

Propagandas eleitorais serão fiscalizadas diariamente a partir de setembro na Bahia

As blitze já tem sido feitas desde o dia 6 de julho, quando as propagandas eleitorais foram permitidas



A partir do próximo mês, as propagandas eleitorais serão fiscalizadas diariamente. O objetivo é retirar o material utilizado de forma ilegal e, quando for necessário, notificar os infratores visando a coibição da propaganda eleitoral irregular. 

A fiscalização já é realizada desde o dia 6 de julho, quando as propagandas eleitorais foram permitidas, pelo menos três vezes por semana e, ao menos, uma blitze noturna é feita. Em Salvador, a ação é feita pelo Cartório da 19ª Zona Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral - BA (TRE-BA), com o apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) e da Polícia Militar.

A escolha das áreas cobertas pela fiscalização é baseada nas principais ocorrências de denúncia de irregularidade nas últimas eleições. As blitze noturnas fiscalizam, sobretudo, as avenidas de vale, como a av. Paralela.

Balanço
A fiscalização já registrou dois autos de infração e 3.938 propagandas eleitorais irregulares. Foram 1.494 pinturas de muro, 90 banners, 14 cartazes, 72 placas anotadas e não apreendidas e 2.268 placas apreendidas. Os números não contabilizam a operação desta sexta-feira (31).

Quando a propaganda é irregular?
A Resolução 23.370, do Tribunal Superior Eleitoral, regulamenta as propagandas eleitorais nas eleições 2012 e indica em que situações elas estão irregulares. Não é permitido, por exemplo, veicular propaganda de qualquer natureza, em "bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum", como postes de iluminação, viadutos, passarelas e paradas de ônibus. 

De acordo com a resolução, Também é proibido colocar qualquer propaganda eleitoral em jardins e árvores sitados em áreas públicas, assim como cercas, tapumes divisórios e muros, mesmo que não lhes cause dano. É permitido colocar bandeiras, cavaletes, bonecos, cartazes e mesas para distribuição de material de campanha ao longo das vias públicas, desde que sejam móveis e não afetem o bom andamento do trânsito de veículos e pessoas.

No caso de bens particulares, a resolução determina que é permitido veicular propaganda eleitoral através da fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições, mas estes não podem exceder 4m² nem contrariar a legislação eleitoral. Entretanto, é proibido o pagamento em troca de espaço para este fim. 

O cidadão pode denunciar irregularidades em propagandas eleitorais através do sitewww.pre.prba.mpf.gov.br/pre-ba-1/como-denunciar.

Matéria original iBahia
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.