Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ufba é eleita a 12ª melhor universidade em ranking da Folha de S.Paulo

O primeiro lugar é da Universidade de São Paulo. Todas as 10 melhores universidades são públicas



Da Redação

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) ocupa a 12ª posição no Ranking Universitário Folha (RUF) geral, elaborado pela Folha de S.Paulo. A lista é liderada pela Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ficou na 10º posição, sendo a única do nordeste na lista das 10 melhores.

O ranking, apenas composto por universidades, foi elaborado a partir de quatro indicadores: qualidade da pesquisa, qualidade de ensino, avaliação do mercado e indicador de inovação. A lista conta com 191 universidades, que foram distribuídas, devido a alguns empates, em 188 posições.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Salvador (Unifacs), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Católica do Salvador (UCSal) foram avaliadas no ranking geral. Elas ficaram, respectivamente, em 55º, 60º, 61º, 83º, 96º, 98º e 146º lugar.

Rankings específicos
A Ufba teve nota total de 72,33. No quesito 'qualidade de ensino', cujo peso era de 0 a 55 pontos, a universidade teve nota 2,78. Com este resultado, a instituição ficou em 26º lugar no ranking pela avaliação de ensino, cuja maior nota também foi da USP, que recebeu nota 19,68. As outras universidades baianas tiveram nota 0 neste índice, o que aconteceu com 142 instituições.

No quesito 'avaliação de mercado', cujo peso era de 0 a 20 pontos, a UFBA foi avaliada com nota de 17,66. No ranking pela avaliação do mercado, a universidade ficou em 5º lugar. A maior nota foi da USP, de 19,78.

No ranking pela pesquisa científica, a Ufba ficou em 19º lugar. A universidade teve nota 47,99 no quesito 'qualidade da pesquisa', cujo peso foi de 0 a 55 pontos. O ranking também é liderado pela USP, que teve nota 54,38.

Já no ranking pela inovação, a Ufba ocupou o 21º lugar. A universidade teve nota 3,89 no quesito 'Indicador de inovação', de peso 0 a 5 . A maior nota, desta vez, foi da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com nota máxima (5).

Matéria original iBahia
Ufba é eleita a 12ª melhor universidade em ranking da Folha de S.Paulo
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.