Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 28 de outubro de 2012

Bolsa da NY fecha pregão físico após 27 anos devido ao furacão Sandy



A Bolsa de Nova York não vai abrir seu pregão físico em Wall Street na segunda-feira devido à chegada do furacão Sandy, mas suas operações eletrônicas continuarão sendo realizadas normalmente, anunciou neste domingo (28) a Nyse, em comunicado.

A reabertura das operações físicas na terça-feira dependerá da passagem do furacão pela Costa Leste americana.

A decisão da Bolsa nova-iorquina foi tomada depois que as autoridades do Estado de Nova York, assim como as municipais, declararam estado de emergência e ordenaram a retirada de cerca de 375 mil pessoas das zonas baixas da cidade --o que inclui partes do baixo Manhattan-- próximas a Wall Street.

"Estaremos abertos para as operações e, ao mesmo tempo, atuando de acordo com as decisões tomadas pela cidade e pelo Estado de Nova York", disse o executivo-chefe da NYSE, Duncan Niederauer, em nota.

Exceto os quatro dias de fechamento da Bolsa pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, a última vez que Wall Street fechou suas operações físicas foi no dia 27 de setembro de 1985, devido ao furacão Gloria.


NOVA YORK PARALISADA

A prefeitura de Nova York fechou todos os parques da cidade neste domingo, suspendeu os serviços de trem, metrô e ônibus a partir das 19h (21h do horário de Brasília) de hoje e vai fechar todas as escolas a partir de amanhã.

"É uma tempestade séria e perigosa", disse o prefeito Michael Bloomberg, que retirou preventinamente 375 mil pessoas de áreas mais vulneráveis à passagem do Sandy.

Ele ordenou a retirada das áreas costeiras, incluindo Coney Island, Red Hook, Rockaway Beach e quase toda a costa de Staten Island. "Estamos ordenando a evacuação de 375 mil pessoas que vivem nestas áreas por questões de segurança. Se você vive nessas áreas, deve sair nesta tarde".

Em sua atual rota projetada, o Sandy deve atingir a terra entre a região de Nova York e Nova Jersey e seguir para o interior do país até a Filadélfia e a Pensilvânia, disseram os meteorologistas.

PLANOS DE EMERGÊNCIA

Autoridades de vários Estados tiveram que criar planos de emergência, incluindo a retirada de moradores em áreas costeiras vulneráveis. Multidões correram aos supermercados para comprar suprimentos antes que a tempestade atingisse o continente --o que deve ocorrer na noite de amanhã.

O governador de Nova Jersey, Chris Christie, ordenou o fechamento de cassinos e começou os preparativos em caso de o Estado ter que fechar seus sistemas de ônibus e trens.

O furacão Sandy pode se tornar a maior tempestade a atingir os Estados Unidos quando chegar ao país na noite de segunda-feira (29), causando ventos fortes e inundações na Costa Leste americana, disseram meteorologistas neste domingo.

O governo Obama estima que 50 milhões de pessoas serão atingidas pela passagem do furacão pelo país.

SUPER-TEMPESTADE

Meteorologistas dizem que Sandy é uma "super-tempestade" rara e híbrida, criada por uma corrente de vento ártico envolvendo uma tempestade tropical. A passagem dele deve provocar 30 centímetros de chuva e forte nevasca em algumas áreas.

"Só o tamanho dele [Sandy], afetando uma área densamente povoada, fará história", disse Jeff Masters, especialista em furacões.

O furacão deve atingir Boston, Nova York, Washington, Baltimore e Filadélfia, em uma das regiões mais densamente povoadas dos Estados Unidos, onde vivem dezenas de milhões de pessoas.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou os americanos que o Sandy é uma "tempestade séria e grande" e pediu aos moradores da Costa Leste do país que sigam as ordens das autoridades para se protegerem.

Obama falou após encontro do centro de resposta a tempestades do governo federal (Fema, na sigla em inglês) em Washington e disse que recebeu garantias das autoridades responsáveis de que todos os recursos necessários para evitar contratempos foram colocados em prática.

EXCEPCIONALMENTE GRANDE

Os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões dos EUA, em Miami, disseram que ainda era cedo demais para prever precisamente onde a tempestade chegaria à terra, mas que o impacto seria sentido mesmo bem longe do centro do furacão.

Embora os ventos de 120 km/h do Sandy não sejam fortes demais para um furacão, sua extensão tornava-o excepcional. A força dos ventos de um furacão se estendem 280 quilômetros a partir de seu centro.

Não se espera que Sandy ganhe força, mas ele deve aumentar seu volume. Segundo o site da NOAA (Administração Nacional Atmosférica e Oceânica, na sigla em inglês), o furacão pode ser a maior tempestade a atingir os Estados Unidos.

Na maré alta, a tempestade poderia aumentar o nível da água do mar em até 3,4 metros em Long Island e no porto de Nova York.

O Sandy poderia provocar a pior enchente em Connecticut em mais de 70 anos, disse o governador do Estado, Dannel P. Malloy.

Ele matou ao menos 66 pessoas ao passar pelas ilhas do Caribe, sendo 51 delas no Haiti --a maioria em consequência de enchentes relâmpago e de deslizamentos de terra, segundo as autoridades.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.