Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Em protesto, professores estaduais voltam a suspender aulas na Bahia


Esta é a segunda paralisação da categoria em menos de uma semana. APLB pede pagamento de piso salarial e negociação com Governo.


Os professores da rede pública de ensino da Bahia voltaram a suspender as atividades nesta quarta-feira (3) para protestar contra o não cumprimento da Lei do Piso e da falta de negociação do governo do estado após o fim da greve dos docentes em agosto, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Na sexta-feira (28), a categoria também se mobilizou e não deu aula. Instituições de ensino como o Colégio Central e o Odorico Tavares ficaram com as salas vazias.





Colégios de Salvador como Odorico Tavares e

Central ficaram sem aulas nesta quarta
(Foto: Imagem/ TV Bahia)

Pela manhã, os professores se reuniram em protesto na Praça da Piedade, em Salvador. Segundo a APLB não houve acordo com o governo sobre o reajuste salarial. A greve terminou porque o estado aceitou readmitir os professores demitidos durante os dias do movimento, além de devolver os salários cortados durante quatro meses, e de ter retirado os processos administrativos contra os professores em estágio probatório e os processos judiciais contra a APLB.

O estado teria ainda aceitado devolver três meses de recursos da contribuição sindical retidos. "Sobre a contribuição sindical, o governo só devolveu dois meses, falta um", diz Rui Oliveira, presidente da APLB na Bahia. Procurada pelo G1, a Secretaria da Educação (SEC) ficou de apurar a situação para se pronunciar a respeito.



Professores paralisaram atividades por 115 dias
na Bahia (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Greve

A paralisação dos professores durou 115 dias na Bahia. Mais de um milhão de alunos ficaram sem aulas. Um novo calendário foi feito e as atividades do ano letivo de 2012 vão até março de 2013. A Bahia possui 32 mil profissionais de educação e, do total, 80% fizeram parte do movimento grevista, segundo a vice-coordenadora da APLB, Marilene Beltros.

A última remessa de pagamento dos salários dos professores, suspensos durante a greve, começou a ser feito no dia 14 de agosto, segundo a Secretaria de Educação da Bahia. O órgão afirmou que os valores referentes ao período de abril a julho foram liberados à medida que o calendário de reposição de aulas foi definido por cada escola. A vice-coordenadora da APLB, confirmou o recebimento do dinheiro pelos professores que ainda não haviam sido pagos.



Pedido dos professores

As cinco cláusulas da categoria foram apresentadas ao governo no dia 1° de agosto. Os professores pediram a readmissão dos colegas demitidos durante o movimento; a retirada de processos administrativos contra professores em estágio probatório; o cancelamento dos processos judiciais contra o sindicato; o pagamento imediato dos salários cortados; o repasse do dinheiro da contribuição sindical e o retorno das negociações.

No dia 2 de agosto, o governo do estado respondeu à proposta apresentada pela APLB-BA acatando as solicitações referentes às demissões, processos administrativos, corte dos salários dos professores e repasses das contribuições sindicais. O governo incluiu ainda a parte financeira, que não foi citada na proposta dos professores.

A proposta salarial do governo mantém o reajuste cedido este ano com variação entre 6,5% e 11,5%, além de conceder aos professores licenciados da carreira de Magistério, por meio de curso de atualização, promoções com ganho de 7% em novembro deste ano e 7% em março de 2013.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.