Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Energia renovável do mar



Muitos já ouviram falar da energia das marés, ondas e correntes marítimas. Sim, estas são fontes muito potentes de energia. Porém, o que será apresentado hoje é uma energia renovável proveniente de uma fonte inusitada: as algas marinhas.

A Seaweed Energy Solutions (SES) é uma empresa norueguesa com foco no cultivo em larga escala de macroalgas marinhas para produção de biocombustíveis. A empresa opera também nos extremos norte e sul de Portugal, locais favoráveis ao florescimento de grandes algas pardas.


A SES possui acordo de cooperação com a Statoil, uma gigante norueguesa do mercado de Oil & Gas.

O potencial é enorme. De acordo com números da empresa, a área offshore exclusiva da Europa é de 700 milhões de km2. Cultivando, por exemplo, uma área de 2.500 km2, ou seja, apenas 0,03 % da área disponível, seria possível extrair 50 milhões de toneladas de algas por ano. Esta quantidade de biomassa poderia ser convertida em 2,1 bilhões de litros de biocombustível, representando 26% da produção inteira da Europa em 2010. E então, tem potencial ou não?

Este tipo de cultivo voltado para a produção de biocombustíveis ainda possui diversas vantagens como a utilização de um ambiente estável, pois na terra as plantações estão sujeitas a queimadas, secas ou cheias. Ademais, não haveria conflito para fins de alimentação, não existe a necessidade de irrigação ou de pesticidas e as algas agem como filtro para diversos compostos tóxicos.

Mais informações: http://www.seaweedenergysolutions.com/
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.