Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Banda larga móvel em Cabrália-BA: Mudando a forma como as pessoas vivem, aprendem e trabalham




Com mais de seis bilhões de conexões no mundo e $1,3 trilhão em receita anual, a telefonia móvel é a maior plataforma de informação e comunicação (TIC) na história. Considerando-se que 80% da população mundial está coberta por uma rede celular móvel, e que os dispositivos estão se tornando mais e mais acessíveis, os telefones móveis tornaram-se a solução mais prática e econômica para fornecer serviços de telefonia e transmissão de dados para as milhões de pessoas que vivem em áreas rurais e remotas, onde o acesso fixo é limitado ou não existe.

Os smartphones, que proporcionam experiências cada vez mais ricas, incluindo navegação completa na web e capacidade de computação, vídeo de alta definição, jogos em 3D, acesso a redes sociais e muitos outros serviços atraentes, desempenham um papel importante na forma como as pessoas acessam a Internet.

Em muitas partes do mundo, os smartphones oferecem a primeira e única maneira como as pessoas têm acesso à Internet. Estes dispositivos compreendem o maior segmento global de vendas de banda larga móvel. No Brasil, que está liderando a revolução móvel na América Latina, a participação dos smartphones nas vendas mensais de aparelhos 3G passou de 45% em maio de 2010 para 87% em maio de 2012.

A rápida disseminação das comunicações móveis, em especial durante a última década, se deve em grande parte à terceira geração (3G) e à quarta geração (4G) de tecnologias de banda larga móvel. Esta tendência deverá continuar:

• O tráfego de dados móveis mais do que dobrou em 2010 e está projetado para crescer de 10 a 12 vezes entre 2010 e 2015;
• Mais de 80% das conexões globais de banda larga serão móveis até 2016;
• A telefonia móvel é a plataforma para a computação e para acesso à internet em países emergentes, e cerca de 64% do total de conexões de banda larga móvel estarão em regiões emergentes até o final de 2016;
• Na América Latina, a região do mundo com o terceiro mais rápido crescimento da banda larga móvel, estima-se um crescimento nas assinaturas de 3G de 379% de 2010 a 2015.

Em muitos aspectos, a tecnologia de banda larga móvel tornou-se uma ferramenta de desenvolvimento econômico para o século 21. Segundo o Banco Mundial, um aumento de 10% na penetração de telefonia móvel aumenta o PIB per capita em cerca de 1% nos países em desenvolvimento. Um aumento de 10% na penetração da Internet aumenta o PIB per capita em 1,4% nesses países.

Também nos países em desenvolvimento, as mulheres que possuem telefones móveis gozam de melhor acesso à educação, saúde, negócios e oportunidades de emprego. Ao considerar este dado interessante, não é de se estranhar que os governos ao redor do mundo estão prestando muita atenção aos seus planos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e estão empenhados em continuar a melhorar a tecnologia e a expandir a infra-estrutura de telecomunicações de forma maciça.

Na América Latina, por exemplo, o Brasil está liderando o caminho não apenas com a rápida implantação das redes 3G e no incentivo à fabricação de smartphones mais acessíveis, mas também com seu Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) - "Brasil Conectado".

Alguns dos objetivos deste programa são criar oportunidades, acelerar o desenvolvimento econômico e social, promover a inclusão social, reduzir as desigualdades sociais e regionais, promover a criação de empregos e aumentar a capacitação da população utilizar tecnologias de informação. Banda larga móvel terá um papel fundamental no cumprimento de meta do PNBL de uma Internet mais rápida para todo o Brasil.

Tive o enorme privilégio de trabalhar com vários representantes do governo brasileiro. Tem sido muito interessante e empolgante descobrir que eles estão explorando novas maneiras de tornar o "Brasil Conectado" uma realidade - e que eles estão abertos a novas idéias. Isto é verdadeiro no caso de um programa piloto lançado recentemente chamado BL 0800. O BL 0800 permite o acesso à banda larga móvel gratuita para a população, da mesma forma que as empresas oferecem ao cliente um serviço de número de telefone gratuito. O objetivo deste serviço é possibilitar que as pessoas acessem sites de atendimento aos clientes, tais como sites governamentais, como se fossem portais de vendas, sem ter que pagar pelo consumo de dados.

Vários outros exemplos da utilização de banda larga móvel podem ser encontrados na América Latina, impactando positivamente sectores específicos como, por exemplo, o setor de saúde pública. Moradores de comunidades ao redor da fronteira do México-EUA, que possui mais de 1 milhão de habitantes, sofre de diabetes. Por causa da distância, dos desafios de transporte público e da falta de tempo para se deslocar, é extremamente difícil para essas pessoas visitarem médicos e enfermeiros.

O estudo Dulce Wireless Tijuana começou em novembro de 2011 no IMSS (Instituto de Previdência Social do México) na clínica de número 27 em Tijuana. Este estudo avalia a eficácia de um modelo de educação clínica e o uso da tecnologia móvel sem fio para obter melhor controle metabólico de pacientes diabéticos. Os pacientes são divididos aleatoriamente nos seguintes três grupos:

1) Projeto Dulce ™: modelo de cuidados crônicos, onde os participantes recebem atendimento clínico por médicos e enfermeiros orientadores de cuidados com a diabetes e instruções de auto-gestão fornecida por agentes comunitários.

2) Projeto Dulce mais tecnologia: que incorpora soluções móveis de tecnologia 3G, além dos componentes clínicos e do trabalho de orientação do primeiro grupo.

3) O grupo de controle. Ao comparar esses grupos, o estudo analisará como as aplicações móveis - telefones celulares, netbooks, laptops e conteúdo educacional digital - podem auxiliar as pessoas a obter de forma wireless o cuidado ao qual não teriam fácil acesso de outra forma e assim dar a eles a capacidade de tomarem decisões conscientes.

Pacientes participantes do grupo dois recebem tecnologia para ficarem conectados aos seus prestadores de serviços de saúde. Por meio de seus dispositivos móveis, assistem vídeos instrutivos e recebem informações sobre o diabetes, além de participar de pesquisas interativas que ajudam os prestadores de serviços de saúde a aprender como seus pacientes estão controlando a doença.

Em contrapartida, os profissionais de saúde podem receber notificações de um sistema de alerta. Provedores e promotores usam a tecnologia para acessar informações do paciente em tempo real, gerenciar compromissos do paciente e realizar revisões do programa de treinamento. Promotores, enfermeiros e assistentes sociais até agora concordam que o conteúdo acessível em seus dispositivos móveis tem melhorado sua capacidade de se comunicar e acompanhar os pacientes.

Segurança

Os custos da criminalidade para as empresas são mais elevados em El Salvador do que em qualquer outro país da América Latina e está entre os maiores do mundo. A Latinobarómetro 2010 revelou que 71% dos Salvadorenhos entrevistados relataram ter sido vítimas de um assalto ou crime no ano anterior, mais do que o dobro da média da América Latina.

O estudo também revelou que 43% dos inquiridos apontaram a violência como o principal problema enfrentado em suas vidas. Por meio do projeto Seguridad Inalámbrica (Wireless Security), foram distribuidos telefones celulares 3G ao Corpo de Agentes Metropolitanos, equipados com um aplicativo de emissão de relatórios de crimes em tempo real. Ao chegar à cena do crime, os agentes usam seus celulares para transmitir imediatamente informações sobre a natureza e a localização do crime para um banco de dados on-line que é compartilhado por vários órgãos de segurança pública.

Uma vez que os dados dão entrada no banco de dados, os funcionários podem acessar em tempo real para análise. O sistema exibe os incidentes em mapas detalhados, facilita a identificação de locais de alto risco e ajuda a rastrear alterações nos padrões criminais ao longo do tempo, conforme programas de prevenção da criminalidade e violência são desenvolvidos por órgãos de segurança pública.

Desde a implantação do projeto mais de 300 incidentes foram registrados no sistema por meio do aplicativo móvel em 3G. Informações sobre crimes coletadas pelos agentes no campo está disponível imediatamente para análise por funcionários internos, o que é uma melhoria significativa sobre a situação pré-projeto quando os dados eram enviados apenas mensalmente para análise.

Meio Ambiente:

Apesar do extenso litoral do Brasil, o atual consumo de peixe per capita é de apenas 6,8 kg ao ano, e a pesca e aquicultura representam apenas 0,4% do produto interno bruto nacional do país. Em algumas áreas, a indústria tem sofrido com a pesca excessiva, a falta de investimento e infra-estruturas obsoletas. Como resultado, os rendimentos financeiros e as oportunidades diminuíram.

O projeto Pescando com Redes 3G em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, utiliza a tecnologia móvel 3G para auxiliar os pescadores e cultivadores de ostras a modernizarem suas operações, introduzindo táticas de pesca ambientalmente sustentáveis e promovendo o desenvolvimento econômico sustentável.Pescadores participantes recebem dispositivos móveis 3G equipados com um conjunto de aplicativos adaptados às suas necessidades, bem como conexão à internet dia e noite.

Os dispositivos permitem que os participantes recebam informações em tempo real sobre as condições meteorológicas, sobre os preços praticados no mercado, pareceres técnicos de especialistas, além de possibilitar que se conectem com compradores locais para vender a pesca do dia em um mercado online. Os aparelhos também permitem o rastreamento automático de receitas e despesas, permitindo que os pescadores possam monitorar seus lucros, enquanto ainda estão no mar. Como parte do programa, os participantes também recebem treinamento de TI e sustentabilidade, acesso a um laboratório de informática comunitário e uma sala de aula flutuante, onde eles aprendem técnicas de pesca sustentáveis.

A divisão digital entre os mercados não significa apenas que as pessoas estejam sem um telefone ou computador. Isso também significa que elas não têm acesso às ferramentas que tanto poderiam ajudá-las a desenvolver habilidades para competir no século 21, proporcionando novas oportunidades econômicas. Apesar do rápido crescimento da banda larga móvel, apenas 16 % das famílias têm acesso à Internet em mercados emergentes, em comparação com 66% nos mercados desenvolvidos.

Há grande oportunidade para abordar as necessidades, desafios e desejos de pessoas em todo o mundo por meio da tecnologia e estamos entusiasmados em fazer parte na trasnformação do modo como as pessoas vivem, aprendem e trabalham. Grandes oportunidades estão à frente de nós, e é só com a colaboração das indústrias, comunidades e governos de que seremos capazes de oferecer um novo futuro conectado às gerações que estão por vir.

Rafael Steinhauser é presidente da Qualcomm na América Latina e Brasil

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.