Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Índios Pataxó de Cabrália-BA foram destaques na 5ª Festa das Nações em Sorocaba-SP



Sorocaba sediou mais uma vez o encontro cultural de nações. no dia 28 de outubro, os sorocabanos e habitantes de outros municípios poderam visitar e conhecer as novidades trazidas pela 4ª Feira Internacional de Cultura e Artesanato e pela 5ª Festa das Nações de Sorocaba, que está funcionou na sede campestre do Clube União Recreativo. Patrocinadores do evento estiveram nas instalações do jornal Cruzeiro do Sul parceiro do Cabrália News para falar sobre a importância das pessoas participarem da festa, que é beneficente.

Tatiana Lagrota, organizadora de eventos pela Artvale, falou sobre a realização da festa, que já acontece há cinco anos. Conforme ela, a ideia da feira surgiu de uma iniciativa mundial com mais de 50 anos para proporcionar às pessoas a possibilidade de conhecerem as mais diferentes culturas, além de ser uma oportunidade de praticar a beneficência, ajudando entidades assistenciais que atuam nas feiras.

João Caramez, proprietário da Z Eventos, ressaltou a importância da feira para as entidades e divulgou a programação de shows musicais e de dança. O suplemento especial que circulou com o jornal na edição de ontem tem toda a programação. O Panathlon Club Sorocaba também apoia o evento e, segundo o presidente Pedro Roberto Pereira de Souza, a parceria é fundamental para ajudar as entidades, que têm o direito a cem por cento de tudo o que for consumido nos estandes. O presidente da Apae, Valdir Paezani, destaca que as arrecadações feitas durante a festa são muito importantes para as entidades, que precisam desenvolver seus projetos sociais.

Robson Spaluto, gerente de vendas do grupo Abrão Reze, e o gerente master da Hyundai/Abrão Reze, Witerley Duarte Filho, destacaram que a família Reze sempre se preocupou com a questão social na cidade, por isso participa dos eventos beneficentes. Concessionária Volkswagen e Hyundai, a empresa do setor automobilístico sempre traz novidades aos clientes. Da mesma forma, o grupo Nissan Valec também patrocina eventos beneficentes e acredita que o trabalho social das entidades é fundamental para o crescimento de Sorocaba-SP, como pontuou o gerente de vendas Rodrigo de Oliveira Rodrigues. 

Por fim, o diretor da Ibitiza Móveis e Decorações, Marcelo Tadeu Rosa Rodrigues, ressaltou o orgulho de uma loja sorocabana poder participar como apoiadora de ações para o benefício da sociedade, como é o caso da Festa das Nações. Essa filosofia da empresa é mantida nos produtos que comercializa, disse.

Primeiro dia

O estande ocupado pelos índios Pataxós foi um dos destaques do primeiro dia de funcionamento da Festa das Nações. Cinco integrantes da comunidade, que vive em nossa cidade de Santa Cruz de Cabrália, Extremo Sul da Bahia, participaram do evento para mostrar o artesanato e aspectos da cultura da etnia. A reportagem conversou com Urianã, que contou que o povo foi o primeiro a ter contato com os colonizadores portugueses, já quando do descobrimento do Brasil, em 1500.

 (Colaborou José Antônio Rosa)

ABAIXO O LINK PARA SE INSCREVER NA PRÓXIMA EDIÇÃO DA FEIRA EM 2013


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

O Cabrália News não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site e blog.